30 de março de 2024 às 07:37
Segundo uma pesquisa do Datafolha, 55% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou realizar um golpe de Estado para permanecer no poder após ser derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. Por outro lado, 39% discordam dessa afirmação, enquanto 7% não têm uma opinião formada.
A pesquisa, realizada presencialmente com 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 147 municípios, entre os dias 19 e 20 de março, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os que votaram em Bolsonaro no segundo turno, 73% acreditam que ele não tentou realizar um golpe, assim como 75% dos entrevistados que se identificam como de direita. No entanto, 19% desses grupos acreditam que o ex-presidente de fato planejou permanecer no poder de maneira não constitucional.
Por outro lado, 87% dos eleitores de Lula e 86% dos simpatizantes do PT acreditam que Bolsonaro teve intenções golpistas. No entanto, 19% dos eleitores de Bolsonaro e 11% dos petistas discordam dessa visão.
Entre os entrevistados que se consideram neutros, 48% afirmam que Bolsonaro tentou realizar um golpe, enquanto 39% discordam dessa afirmação.
Novos elementos de investigações da Polícia Federal sobre uma suposta conspiração visando um golpe de Estado no País ampliaram as suspeitas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Relatório da PF, obtido pela revista Veja, cita dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que mostram que o ex-presidente transferiu R$ 800 mil para um banco dos Estados Unidos antes de viajar ao país no final de 2022.
O objetivo da transferência, segundo a apuração, seria se manter em solo americano enquanto uma tentativa de golpe de Estado se desdobrava no Brasil. A transferência de Bolsonaro foi revelada pelo jornal O Globo em julho de 2023.
2
04:12, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+