Jair Bolsonaro ao lado da bandeira dos Estados Unidos. Foto: Alan Santos/PR
A negativa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em devolver o passaporte de Jair Bolsonaro gerou críticas do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
Liderado por parlamentares republicanos, o grupo expressou insatisfação com a medida, que impede o ex-presidente brasileiro de comparecer à posse de Donald Trump como presidente eleito dos Estados Unidos, marcada para a próxima segunda-feira, 20 de janeiro, em Washington.
Por meio de uma publicação nas redes sociais, o Comitê externou seu apoio a Bolsonaro, destacando os laços do ex-mandatário com os Estados Unidos e sua relação próxima com Trump, de quem foi aliado durante os respectivos mandatos.
“Jair Bolsonaro é um amigo da América e um patriota. Ele deveria ter permissão para comparecer à posse do presidente Trump”, afirmou o texto.
Na quinta-feira, 16 de janeiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou a devolução do passaporte de Jair Bolsonaro (PL) e desautorizou o ex-presidente a viajar para os Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump.
A decisão de Moraes, segue no entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou de maneira contrária à liberação do documento e à autorização da viagem.
O documento de Bolsonaro foi apreendido em fevereiro do ano passado pela Polícia Federal (PF).
A defesa do ex-presidente pediu a Moraes que o passaporte fosse devolvido e a viagem para os Estados Unidos autorizada no período entre 17 e 22 de janeiro. A cerimônia de posse de Trump acontece no dia 20 de janeiro.
2
18:42, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+