Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro diz contar com a ajuda dos Estados Unidos para tentar não ser preso no Brasil

Durante sua participação no Seminário Nacional de Comunicação do PL, em Fortaleza, o ex-presidente reforçou o discurso de que está sendo perseguido.

Jameson Ramos

30 de maio de 2025 às 16:01   - Atualizado às 16:01

Ex-presidente Bolsonaro e o presidente Donald Trump.

Ex-presidente Bolsonaro e o presidente Donald Trump. Foto: Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro reforçou nesta sexta-feira, 30 de maio, o discurso de perseguição política contra ele. Durante o 2º Seminário Nacional de Comunicação do Partido Liberal, que ocorreu em Fortaleza, Ceará, o líder da direita brasileira destacou que tem buscado ajuda do governo norte-americano para evitar uma eventual prisão.

“Eu duvido que tenha um político mais perseguido do que eu na história do país”, disse Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de tentativa de golpe de Estado. 

Para reverter a situação, o ex-presidente disse que conta com a ajuda de um "país lá do norte", em referência a uma possível atuação dos Estados Unidos. 

“Tenho certeza de que venceremos. Não é fácil, mas nós venceremos, com ajuda de Deus e também com ajuda de outro país lá do norte. Enganam-se aqueles achando que só nós temos condições de reverter esse sistema. Não temos. Precisamos de ajuda de terceiros. E tem vindo na hora certa”, afirmou.

Bolsonaro destacou ainda que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), está nos Estados Unidos para articular a ajuda internacional. O ex-presidente disse que se o seu filho estivesse no Brasil, seria "perseguido" pelas autoridades brasileiras, teria o seu passaporte apreendido e poderia ser preso.

"[Eduardo] é um homem que abandona tudo aqui para lutar por nós lá fora”, declarou o ex-presidente.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

As declarações de Jair Bolsonaro ocorrem em meio à possibilidade dos Estados Unidos sancionarem autoridades brasileiras, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

Entenda

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou no 21 de maio que "há uma grande possibilidade" de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, seja alvo de sanções por parte do governo Trump

A declaração foi feita durante um depoimento de Rubio durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA.

A fala ocorreu em resposta a uma pergunta do parlamentar republicano Cory Mills (Flórida), que acusou o STF de "perseguir a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns". Segundo o deputado, "o que estão fazendo agora é uma iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente Jair Bolsonaro”. 

“Essa repressão se estende além das fronteiras do Brasil, impactando indivíduos em solo norte-americano. O que você pretende fazer, e você consideraria sanções ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, sob a Lei Global Magnitsky?", questionou.

“Isso está sob análise neste momento, e há uma grande possibilidade de que isso aconteça”, disse Rubio ao confirmar o questionamento do deputado.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:53, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter