Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Assessor de Trump critica Alexandre de Moraes e diz que Brasil deve "conter ministro descontrolado"

Em sua publicação, Landau classificou Moraes como "violador de direitos humanos" e afirmou que ele já foi sancionado por Washington.

Portal de Prefeitura

17 de setembro de 2025 às 16:14   - Atualizado às 16:22

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Ministro do STF, Alexandre de Moraes. Foto: Montagem Portal/Casa Branca/Divulgação

As relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos voltaram a se estremecer após declarações do subsecretário do Departamento de Estado americano, Christopher Landau, feitas nesta quarta-feira (17), em sua conta oficial no X (antigo Twitter). Landau, que atualmente integra a equipe do ex-presidente Donald Trump, afirmou que os EUA esperam que o Brasil “contenha o descontrolado ministro do STF Alexandre de Moraes antes que ele destrua completamente a relação que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”.

A crítica pública foi feita em reação a uma reportagem da revista Newsweek, publicada na terça-feira (16), que tratava do caso da brasileira Flávia Magalhães, moradora da Flórida e também cidadã americana. Ela é alvo de um mandado de prisão expedido por Moraes, em razão de postagens feitas nas redes sociais com críticas ao Judiciário brasileiro a partir de 2022. De acordo com a revista, a ordem de detenção foi emitida em fevereiro de 2024, mas Magalhães segue vivendo nos Estados Unidos.

Em sua publicação, Landau classificou Moraes como “violador de direitos humanos” e afirmou que ele já foi sancionado por Washington. Ele ainda declarou que os EUA “não permitirão que Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território”.

A declaração de Landau acirra a tensão entre o Judiciário brasileiro e o governo americano, especialmente após a recente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na segunda-feira (15), o atual secretário de Estado americano, Marco Rubio, já havia ameaçado impor novas sanções contra o Brasil, em resposta ao que chamou de “criminalização da oposição política”.

Até o momento, nem o Supremo Tribunal Federal nem o ministro Alexandre de Moraes se manifestaram oficialmente sobre a nova crítica americana. Em outras ocasiões, Moraes afirmou que as sanções internacionais contra ele foram baseadas em “desinformação”.

O caso reacende o debate sobre os limites da jurisdição brasileira em relação a cidadãos com dupla nacionalidade que residem no exterior, além de aprofundar o embate político-ideológico que tem marcado as relações entre o Brasil e os Estados Unidos nos últimos anos, especialmente em temas ligados à liberdade de expressão e perseguição política.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:12, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter