Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Anvisa aciona fabricantes internacionais para trazer antídoto para intoxicação por metanol

A Anvisa ressaltou que o Fomepizol não possui registro sanitário no Brasil, o que torna indispensável a busca por fornecedores internacionais para suprir a necessidade do SUS.

Gabriel Alves

03 de outubro de 2025 às 09:13   - Atualizado às 09:13

Bebidas destiladas sendo averiguadas.

Bebidas destiladas sendo averiguadas. Foto: Governo de SP/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um Edital de Chamamento Internacional com o objetivo de localizar fabricantes e distribuidores estrangeiros do medicamento Fomepizol, em ampolas de 1,5 ml e concentração de 1.000 mg/ml.

O fármaco é considerado essencial por ser utilizado como antídoto em casos de intoxicação oral por metanol, condição grave que pode provocar sequelas irreversíveis e até levar à morte.

De acordo com dados recentes, o Brasil registrou 59 notificações de intoxicação por metanol, das quais 11 foram confirmadas. Em Pernambuco, foram contabilizados quatro casos: dois no Agreste (nos municípios de Lajedo e João Alfredo) e um na cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

A Anvisa ressaltou que o Fomepizol não possui registro sanitário no Brasil, o que torna indispensável a busca por fornecedores internacionais para suprir a necessidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde reforçou a urgência:

Veja Também

“Há uma necessidade imediata de assegurar o abastecimento nacional do medicamento, garantindo a segurança assistencial em situações de emergência”.

O edital, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 3 de outubro, enfatiza a “urgente necessidade de garantir a segurança assistencial no âmbito do SUS e de viabilizar o abastecimento nacional do Fomepizol, utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol”.

Como não existem registros do remédio no país, a Anvisa destacou que é “fundamental identificar potenciais fornecedores em outros países”.

Principais pontos do edital

Meta

O chamamento tem como finalidade identificar fabricantes e distribuidores internacionais do Fomepizol (Nome DCB/I: FOMEPIZOLE INJ) na concentração de 1.000 mg/ml em ampolas de 1,5 ml, com disponibilidade para fornecimento imediato ao Brasil.

Público-alvo

Empresas estrangeiras que atuem na fabricação ou distribuição do Fomepizol.

Prazos

As contribuições poderão ser apresentadas no prazo de 30 dias a partir da publicação do edital. A Anvisa solicita que as informações sejam encaminhadas com a maior rapidez possível, preferencialmente em inglês.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:39, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter