A Anvisa ressaltou que o Fomepizol não possui registro sanitário no Brasil, o que torna indispensável a busca por fornecedores internacionais para suprir a necessidade do SUS.
Bebidas destiladas sendo averiguadas. Foto: Governo de SP/Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um Edital de Chamamento Internacional com o objetivo de localizar fabricantes e distribuidores estrangeiros do medicamento Fomepizol, em ampolas de 1,5 ml e concentração de 1.000 mg/ml.
O fármaco é considerado essencial por ser utilizado como antídoto em casos de intoxicação oral por metanol, condição grave que pode provocar sequelas irreversíveis e até levar à morte.
De acordo com dados recentes, o Brasil registrou 59 notificações de intoxicação por metanol, das quais 11 foram confirmadas. Em Pernambuco, foram contabilizados quatro casos: dois no Agreste (nos municípios de Lajedo e João Alfredo) e um na cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
A Anvisa ressaltou que o Fomepizol não possui registro sanitário no Brasil, o que torna indispensável a busca por fornecedores internacionais para suprir a necessidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde reforçou a urgência:
“Há uma necessidade imediata de assegurar o abastecimento nacional do medicamento, garantindo a segurança assistencial em situações de emergência”.
O edital, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 3 de outubro, enfatiza a “urgente necessidade de garantir a segurança assistencial no âmbito do SUS e de viabilizar o abastecimento nacional do Fomepizol, utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol”.
Como não existem registros do remédio no país, a Anvisa destacou que é “fundamental identificar potenciais fornecedores em outros países”.
Meta
O chamamento tem como finalidade identificar fabricantes e distribuidores internacionais do Fomepizol (Nome DCB/I: FOMEPIZOLE INJ) na concentração de 1.000 mg/ml em ampolas de 1,5 ml, com disponibilidade para fornecimento imediato ao Brasil.
Público-alvo
Empresas estrangeiras que atuem na fabricação ou distribuição do Fomepizol.
Prazos
As contribuições poderão ser apresentadas no prazo de 30 dias a partir da publicação do edital. A Anvisa solicita que as informações sejam encaminhadas com a maior rapidez possível, preferencialmente em inglês.
3
4
10:39, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+