Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Projeto de anistia a Bolsonaro não tem apoio suficiente na Câmara, avalia presidente Hugo Motta

Câmara trava votações e resistência a perdão amplo inclui base do governo, centro político e Supremo.

Joice Gomes

16 de setembro de 2025 às 08:50

Hugo Motta

Hugo Motta Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Após a condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal, aliados do ex-presidente intensificaram a pressão para colocar em pauta projetos de anistia no Congresso, visando reverter as punições por crimes contra a ordem democrática decorrentes dos atos de 8 de janeiro e outras acusações. No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), manifestou publicamente que a proposta é inconstitucional e não reúne apoio suficiente entre os deputados.

Argumentos jurídicos e resistência interna

Hugo Motta, em avaliações feitas nos bastidores e já publicadas em reportagens, apontou que a Constituição veda anistia para crimes contra a democracia. Ele reforçou que a proposta de anistia ampla, geral e irrestrita defendida por setores da direita não é “realista” e não será pautada na Casa. O presidente da Câmara também deixou claro que uma eventual proposta de anistia mais limitada — que reduziria penas, sem perdão total — pode ter trânsito, mas não beneficiaria diretamente Bolsonaro nem outros líderes condenados, focando nos militantes de base.

Divisão entre partidos e adiamento de projetos importantes

Discussões sobre anistia têm paralisado a agenda do Congresso, travando votações relevantes para o governo e o país. Enquanto líderes do PL e da oposição alegam possuir cerca de 300 votos favoráveis, a adesão real do chamado “centrão” está fragmentada, e partidos como PSD, União Brasil e Republicanos não apresentam unanimidade. O receio de retaliação do Planalto, que ameaça retirar cargos ou verbas de apoiadores da proposta, também limita a mobilização pró-anistia.

Reação do Judiciário e do governo

O próprio Supremo Tribunal Federal e ministros como Alexandre de Moraes e Flávio Dino já declararam que qualquer anistia ampla para crimes contra o Estado democrático de Direito será considerada inconstitucional, reforçando os obstáculos jurídicos ao projeto.

Fechamento

Em meio ao impasse, Hugo Motta avalia que não haverá avanço na anistia a curto prazo, reafirmando a falta de apoio consistente entre parlamentares e dificuldades técnicas e políticas para aprovação de qualquer projeto que vise reverter condenações de Bolsonaro e aliados por atos golpistas.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:12, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter