Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ALEPE aprova por UNANIMIDADE distribuição de REMÉDIOS à base da FOLHA DA MACONHA em Pernambuco

Segundo o projeto, que segue para sanção da governadora Raquel Lyra, a medicação deve ter prescrição realizada por profissionais de saúde conforme os protocolos do SUS, e seguindo as normas do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Ricardo Lélis

12 de novembro de 2024 às 17:26   - Atualizado às 17:42

Medicamentos a base de Canabidiol.

Medicamentos a base de Canabidiol. Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, 12 de novembro, em segunda votação, o substitutivo aos projetos de lei dos deputados João Paulo (PT) e Luciano Duque (Solidariedade), que estabelece a Política Estadual de Fornecimento de Medicamentos e Produtos à Base de Cannabis para o tratamento de diversas patologias.

“Este é um passo importante para garantir que pessoas de baixa renda possam ter acesso a tratamentos com eficácia comprovada para diversos problemas de saúde”, declarou o deputado João Paulo.

Após ter sido aprovado também por unanimidade em primeira votação no dia 4 de novembro, o projeto agora segue para sanção da governadora Raquel Lyra. Com a assinatura da governadora, a distribuição dos medicamentos será realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco.

“A aprovação definitiva do PL pelo plenário é um passo importante, mas o grande trabalho será fazer valer a legislação e fazer chegar o medicamento a quem realmente precisa”, destacou o deputado Luciano Duque.

O projeto estabelece a oferta gratuita de medicamentos e produtos derivados de Cannabis para fins medicinais em Pernambuco, com prescrição realizada por profissionais de saúde conforme os protocolos do SUS, e seguindo as normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Veja Também

Com essa aprovação, Pernambuco se une a estados como São Paulo e Minas Gerais, que já regulamentaram o fornecimento de medicamentos à base de Cannabis para atender pacientes com condições que envolvem dores crônicas e outras deficiências.

Nos últimos três anos, o governo estadual destinou mais de R$ 1 milhão à compra desses medicamentos por decisões judiciais. A nova política poderá reduzir os custos para o Estado, contando com o suporte de associações de pacientes para facilitar o acesso e distribuição.

Aprovação no Recife

A Câmara Municipal do Recife se reuniu no dia 29 de outubro, para debater o Projeto de Lei Ordinária nº 207/2022, que institui a “Política Municipal de Uso e Distribuição de Medicamentos Derivados da Cannabis sp.”, e aprovou por unanimidade.

A iniciativa, apresentada pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), possui o respaldo de 25 coautores, o que corresponde a dois terços da legislatura atual.

O projeto autoriza a Prefeitura adquirir os remédios para fornecer gratuitamente na rede municipal de saúde a quem necessita.

Assim, garante-se o acesso a medicamentos terapêuticos para indivíduos que enfrentam condições como epilepsia refratária, esclerose múltipla, dores crônicas e outras doenças. Os tratamentos, comumente prescritos, podem custar até R$ 1 mil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:11, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado estadual Júnior Tércio.
Discurso

Deputado Pastor Júnior Tércio critica apologia ao crime e condena "baile do inferninho"

A fala do parlamentar aconteceu na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira, 5 de fevereiro.

Comissão de Justiça sorteia e define relatores de projetos da governadora na sessão extraordinária
Alepe

Comissão de Justiça sorteia e define relatores de projetos da governadora na sessão extraordinária

Os escolhidos por sorteio foram os deputados Sileno Guedes (PSB), Coronel Alberto Feitosa (PL) e Waldemar Borges (MDB), que foram escolhidos por sorteio.

Governadora Raquel Lyra ao lado dos deputados estaduais de Pernambuco
Chamado

Alepe: Comissão convoca deputados para votar projetos estratégicos de Raquel Lyra

Segundo o procurador da Casa os pareceres foram liberados sem apontar inconstitucionalidade manifesta.

mais notícias

+

Newsletter