A medida pode ter efeito cascata, já que também será necessário igualar a proporcionalidade nas Assembleias Legislativas e até nas Câmaras Municipais.
Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, e o presidente Lula. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), afirmou na terça-feira, 8 de julho, que irá promulgar o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais - caso o presidente Lula (PT) escolha vetar ou não sancionar o projeto aprovado pelo Congresso.
A afirmação de Alcolumbre foi dada após ele ser indagado, no Congresso Nacional, por jornalistas. "Se chegar [para promulgação] às 10h da manhã, será promulgado 10h01", disse.
A proposta, que já foi aprovada pela Câmara e pelo Senado, aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. A medida pode ter efeito cascata, já que também será necessário igualar a proporcionalidade nas Assembleias Legislativas e até nas Câmaras Municipais.
Confira o vídeo:
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou na segunda-feira (7), que acredita que o presidente Lula (PT) não deve sancionar o projeto de lei que aumenta o número de deputados.
Em entrevista ao programa Roda Viva, Rui Costa afirma que o presidente ainda tem até dia 16 de julho para tomar a decisão, mas que acredita que é "pouco provável" que Lula sancione a lei
"Essa é uma reflexão que o presidente tem que fazer, dada a sua responsabilidade. O presidente é aficionado pela responsabilidade pelo país. Com certeza ele fará as reflexões de cada uma das opções, essa é uma escolha que só cabe a ele", afirmou Rui Costa.
O ministro ainda negou que o Executivo e o Legislativo estejam em conflito, mesmo após a derrubada do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).
"O governo, diferente de outras versões, não está apostando em polarização com o Congresso. Estamos dialogando com o Congresso permanentemente, em outros temas continuamos mesmo depois da votação sobre o IOF, e continuaremos durante a semana. Nós queremos conciliar e buscar um entendimento com o Congresso Nacional e com a sociedade", disse Rui.
2
20:00, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+