Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Alcolumbre afirma que irá promulgar projeto que aumenta o número de deputados caso Lula não sancione

A medida pode ter efeito cascata, já que também será necessário igualar a proporcionalidade nas Assembleias Legislativas e até nas Câmaras Municipais.

Jameson Ramos

09 de julho de 2025 às 08:46   - Atualizado às 08:59

Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, e o presidente Lula.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, e o presidente Lula. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), afirmou na terça-feira, 8 de julho, que irá promulgar o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais - caso o presidente Lula (PT) escolha vetar ou não sancionar o projeto aprovado pelo Congresso

A afirmação de Alcolumbre foi dada após ele ser indagado, no Congresso Nacional, por jornalistas. "Se chegar [para promulgação] às 10h da manhã, será promulgado 10h01", disse.

A proposta, que já foi aprovada pela Câmara e pelo Senado, aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. A medida pode ter efeito cascata, já que também será necessário igualar a proporcionalidade nas Assembleias Legislativas e até nas Câmaras Municipais.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Posição

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou na segunda-feira (7), que acredita que o presidente Lula (PT) não deve sancionar o projeto de lei que aumenta o número de deputados.

Veja Também

Em entrevista ao programa Roda Viva, Rui Costa afirma que o presidente ainda tem até dia 16 de julho para tomar a decisão, mas que acredita que é "pouco provável" que Lula sancione a lei

"Essa é uma reflexão que o presidente tem que fazer, dada a sua responsabilidade. O presidente é aficionado pela responsabilidade pelo país. Com certeza ele fará as reflexões de cada uma das opções, essa é uma escolha que só cabe a ele", afirmou Rui Costa.

O ministro ainda negou que o Executivo e o Legislativo estejam em conflito, mesmo após a derrubada do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). 

"O governo, diferente de outras versões, não está apostando em polarização com o Congresso. Estamos dialogando com o Congresso permanentemente, em outros temas continuamos mesmo depois da votação sobre o IOF, e continuaremos durante a semana. Nós queremos conciliar e buscar um entendimento com o Congresso Nacional e com a sociedade", disse Rui.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:00, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter