Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Advogado de Trump critica prisão de Bolsonaro e vê ato como afronta de Moraes: "Caça às bruxas"

Em publicação na plataforma X, De Luca classificou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, como um ato de desrespeito à administração de Donald Trump, ocorrendo um dia após os EUA suavizarem tarifas.

Cami Cardoso

22 de novembro de 2025 às 13:18   - Atualizado às 13:52

Advogado de Trump critica prisão de Bolsonaro e vê ato como afronta de Moraes: "Caça às bruxas"

Advogado de Trump critica prisão de Bolsonaro e vê ato como afronta de Moraes: "Caça às bruxas" Foto: Rosinei Coutinho/STF

O advogado norte-americano Martin De Luca, representante da Trump Media e da plataforma Rumble, criticou neste sábado a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em publicação na plataforma X, De Luca classificou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como "má fé" e um ato de desrespeito à administração de Donald Trump, ocorrendo um dia após os Estados Unidos suavizarem tarifas comerciais sobre o Brasil.

O advogado questionou os fundamentos apresentados para a detenção. Ele citou como "frágil" o argumento de que a residência de Bolsonaro, situada a 13 km da Embaixada dos Estados Unidos, representaria risco de fuga. Segundo De Luca, a justificativa baseia-se em "geografia e especulação", e não em evidências concretas de atos de obstrução ou plano de escape.

Na decisão, Alexandre de Moraes apontou violação no uso da tornozeleira eletrônica e "elevado risco de fuga". O magistrado mencionou a saída de aliados do ex-chefe do Executivo do país após condenações e a proximidade do condomínio Solar de Brasília com a representação diplomática norte-americana como fatores determinantes para a medida cautelar.

O jurista destacou o momento da operação, realizada horas após o governo norte-americano sinalizar redução nas tarifas. Ele afirmou que a medida judicial escalou o que chamou de "caça às bruxas" e constitui um insulto ao secretário de Estado, Marco Rubio, e ao presidente Donald Trump.

Bolsonaro foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. O ex-presidente permanecerá detido em uma Sala de Estado, espaço destinado a autoridades e altas figuras públicas.

Confira o posicionamento do advogado

Estadão Conteúdo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:24, 24 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Seção eleitoral
Direito

Eleições 2026: trabalhador pode sair do serviço para votar; veja o que diz a lei

A regra está prevista no artigo 234 da  Lei eleitoral e em uma resolução complementar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 2026. 

Representação de família.
Decisão

Filho e noivado não bastam para comprovar união estável pós-morte, decide STJ

Ao manter acórdão do TJSP que classificou a relação como namoro qualificado, o colegiado considerou que não ficou demonstrada a intenção atual de constituição de família.

Uso de biometria para votação em urna eletrônica no Brasil
Eleições

TRE-PE realiza sorteio das urnas eletrônicas para os testes de autenticidade e integridade

O evento é público e pode ser acompanhado presencialmente ou por meio de transmissão on-line no canal do TRE de Pernambuco no YouTube. 

mais notícias

+

Newsletter