Cardinot fala sobre boxeadora que venceu ouro nas Olímpiadas. Foto: Divulgação
O jornalista e radialista Cardinot comentou em seu programa no canal do YouTube essa semana, a divulgação do relatório médico sobre Imane Khelif, vencedora da medalha de ouro no boxe feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, possuir composição cromossômica XY (HOMEM) e testículos internos (assista vídeo abaixo).
A atleta, natural da Argélia, é diagnosticada com uma condição de deficiência de 5-alfa-redutase, que afeta o desenvolvimento sexual, resultando em genitais ambíguos e uma aparência feminina externa.
A informação foi divulgada pelo jornalista francês Djaffar Ait Aoudia e reforçada pelo site norte-americano Reduxx. De acordo com o documento médico, elaborado em junho de 2023 por especialistas do Hospital Kremlin-Bicêtre, em Paris, e do Hospital Mohamed Lamine Debaghine, na Argélia, Imane não possui útero, e sua anatomia inclui características masculinas internas, como testículos. O relatório ainda sugere que a boxeadora se submeta a intervenções cirúrgicas e terapia hormonal para alinhar seu corpo com sua identidade percebida, além de apoio psicológico.
Imane passou a utilizar supressores de testosterona após uma avaliação da Associação Internacional de Boxe, que inicialmente a desqualificou em março devido a questões cromossômicas. No entanto, as normas do Comitê Olímpico Internacional (COI) permitem a participação feminina se houver um marcador de sexo feminino em documentos legais, sem a exigência de testes cromossômicos desde 1999.
Marshi Smith, porta-voz do Conselho Independente de Mulheres no Esporte, criticou o COI e pediu pela retirada da medalha de Khelif. Segundo ela, permitir a participação de atletas como Khelif prejudica a segurança e equidade nas competições femininas.
2
4
15:07, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+