Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco inicia vacinação de gestantes contra bronquiolite para proteger recém-nascidos

Estado recebe 30,7 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório para imunizar gestantes a partir da 28ª semana.

Pollyana Leite

08 de dezembro de 2025 às 14:00

Gestante recebe informação sobre a nova vacina contra o VSR oferecida pelo SUS.

Gestante recebe informação sobre a nova vacina contra o VSR oferecida pelo SUS. Foto: Reprodução/IA

O Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) acaba de iniciar a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) voltada para gestantes, uma medida que visa proteger bebês nos primeiros meses de vida. No primeiro lote recebido, o estado conta com 30.700 doses destinadas a mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação

O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde são todas as gestantes na faixa indicada, sem limite de idade materna. A recomendação prevê dose única por gestação, com o objetivo de gerar proteção ao bebê desde o nascimento.

Em Pernambuco, a expectativa da SES-PE é alcançar cerca de 114 mil gestantes com essa campanha. A distribuição das doses para os municípios será realizada por intermédio das 12 gerências regionais de saúde, para que as gestantes tenham acesso à imunização nos postos de saúde da rede pública.

A vacina oferecida se chama Abrysvo, imunizante recombinante contra os subtipos A e B do VSR. A adoção dessa vacina para gestantes é respaldada por orientação da World Health Organization (OMS), que recomenda a administração no terceiro trimestre da gestação, para favorecer a transferência de anticorpos para o bebê. 

O vírus sincicial respiratório responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite em crianças menores de dois anos e por aproximadamente 40% dos casos de pneumonia infantil. A adoção da vacinação materna representa um avanço importante: estudos clínicos indicam que essa estratégia pode prevenir doenças respiratórias graves em recém-nascidos nos primeiros meses de vida. 

Veja Também

Com a chegada das doses, os municípios deverão verificar a situação vacinal das gestantes e oferecer a vacina nos postos de saúde de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão dessa vacina no calendário nacional e a compra de lotes suficientes demonstra o compromisso com a proteção materno-infantil no Brasil.

Para as gestantes que receberem a dose, a expectativa é de oferecer uma camada extra de proteção aos bebês, principalmente nos seis primeiros meses de vida, período em que eles estão mais vulneráveis a complicações respiratórias. 

A estratégia de vacinar gestantes para proteger recém-nascidos mostra a preocupação com a saúde infantil e reforça o papel preventivo da imunização. Ao ampliar o acesso de gestantes a essa vacina, Pernambuco dá um passo importante para reduzir o número de casos graves de bronquiolite e suas consequências para as famílias.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:50, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 16 anos perde ação judicial.
Decisão

Jovem de 16 anos que afirma ser virgem perde ação na Justiça após exame indicar gravidez

Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.

Virus Nipah
Saúde

Vírus Nipah preocupa no Brasil? Entenda se há risco real às vésperas do carnaval

O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.

Secretário municipal na esquerda, os dois filhos abaixo, companheira acima, filha do prefeito de Itumbiara, que está ao lado.
Tristeza

Prefeito tem infarto após saber que genro, secretário municipal, se matou depois de assassinar netos

De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.

mais notícias

+

Newsletter