Pernambuco, 05 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vacina contra bronquiolite chega ao Brasil; entenda quem será vacinado e como funciona

Ministério da Saúde distribui primeiro lote de doses da vacina contra VSR para gestantes: proteção chega a bebês nos primeiros meses.

Pollyana Leite

02 de dezembro de 2025 às 09:51   - Atualizado às 09:53

Primeiro lote de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) enviado ao SUS para proteger gestantes.

Primeiro lote de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) enviado ao SUS para proteger gestantes. Foto: Freepik

O governo federal confirmou que o primeiro lote da vacina contra o Bronquiolite começa a ser distribuído às unidades de saúde de todo o país ainda em dezembro de 2025. A compra envolve 1,8milhão de doses do imunizante para o Sistema Único de Saúde (SUS), com previsão de novas aquisições até 2027. A vacina protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal causador de bronquiolite em recém-nascidos. 

Quem tem direito

A imunização está destinada, no início, a gestantes. A recomendação é que a dose seja aplicada a partir da 28ª semana de gravidez. Não há limitação por idade da mãe, toda gestante nessa fase será elegível. A aplicação é única por gestação. O plano do governo é vacinar pelo menos 80% desse público-alvo. 

Como será o esquema vacinal

Com a chegada dos imunizantes, os estados e municípios devem distribuir as doses às unidades básicas de saúde (UBS).  A vacinação deve começar ainda em dezembro. 

A dose será aplicada apenas uma vez por gestação. Não se prevê um esquema com doses múltiplas para a mesma gravidez. A vacina pode ser combinada com outras vacinas recomendadas para gestantes, como aquelas contra a influenza ou a covid-19 desde que respeitados os protocolos de imunização. 

Por que a vacina existe

O VSR responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite em crianças pequenas, especialmente recém-nascidos e bebês com menos de seis meses. A infecção pelo VSR pode causar doenças respiratórias graves, levar a hospitalizações e, em alguns casos, necessidade de internação em unidade de terapia intensiva. 

Veja Também

A vacinação da mãe durante a gravidez permite que o bebê tenha proteção desde os primeiros dias de vida, durante o período em que o sistema imunológico ainda é imaturo justamente quando o risco de complicações é maior. Estudo clínico apontou que, com essa estratégia, a prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês alcança uma eficácia de aproximadamente 81,8% nos primeiros 90 dias após o nascimento. 

Vacina incorporada ao calendário do Ministério da Saúde

Sim: a vacina foi oficialmente incorporada ao calendário do SUS para gestantes. A decisão segue a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A medida representa um avanço grande na proteção de bebês recém-nascidos, especialmente nas regiões com maior incidência de bronquiolite. 

A incorporação beneficia especialmente recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade e amplia, junto de outras ferramentas como o anticorpo monoclonal indicado a prematuros, a proteção contra o VSR. 

Com o primeiro lote chegando ao país, a expectativa é que gestantes em todo o Brasil comecem a ser vacinadas nas próximas semanas. A medida pode reduzir hospitalizações e complicações respiratórias graves em bebês trazendo um novo capítulo na saúde infantil no país.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:36, 05 Mai

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marilía Arraes, pré-candidata ao senado
Pausa

Marília Arraes cancela agenda pública para realização de cirurgia de urgência

A decisão médica ocorreu após a pré-candidata apresentar desconforto abdominal e realizar exames que apontaram um quadro pré-inflamatório

Sistema Único de Saúde (SUS).
Justiça

Médico e ex-assessor são condenados por cobrar R$ 300 para 'furar fila' de cirurgias no SUS

Os crimes ocorreram entre setembro e outubro de 2017, destaca a Promotoria. Segundo a denúncia, Selmir Bodanese, "previamente ajustado" com Ricardo Bassan.

Motorista de ônibus.
Levantamento

Recife: Pressão e violência afastam quase 200 motoristas de ônibus por problemas psicológicos

Responsáveis por transportar diariamente milhares de passageiros na Região Metropolitana, esses profissionais enfrentam uma rotina marcada por forte pressão

mais notícias

+

Newsletter