Olho com a retina se desprendendo da parte interna do globo ocular, situação que exige avaliação imediata por oftalmologista. Foto: Freepik
O que chamamos de Descolamento de Retina acontece quando a fina camada da retina se separa da superfície interna do olho à qual deveria estar aderida. Essa condição exige cuidados rápidos, porque a falta de nutrição adequada pode levar à perda de visão.
A retina é uma membrana que reveste o fundo do globo ocular e capta imagens para enviá-las ao cérebro. Quando ela se solta da camada posterior do olho, ocorre o descolamento. Essa separação compromete o fornecimento de sangue e nutrientes à retina, o que gera risco real de dano irreversível.
Os sinais do descolamento de retina nem sempre são dolorosos, o que pode fazer com que a pessoa adie a ida ao médico. Entre os sintomas mais frequentes, destacam-se:
Esses sintomas indicam que a retina está se separando de sua base de sustentação ou que líquido ou humor vítreo infiltrou-se por trás dela.
Embora possa ocorrer em qualquer pessoa, há fatores que aumentam a probabilidade de um descolamento de retina. Entre eles:
Quando a retina se descola, ela perde o contato adequado com os vasos que a nutrem. Quanto mais tempo essa separação permanece, maior é o risco de dano permanente. A intervenção rápida aumenta as chances de recuperação da visão.
3
09:30, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.
O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.
De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.
mais notícias
+