Pernambuco, 25 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vacina contra dengue: Instituto Butantan adianta entrega de 1,3 milhão de doses ao SUS

Inicialmente, o lote seria entregue no segundo semestre deste ano. Com o novo prazo, serão distribuídas ao todo 2,6 milhões de doses no primeiro semestre.

25 de fevereiro de 2026 às 11:03   - Atualizado às 11:05

Vacina desenvolvida pelo Butantan.

Vacina desenvolvida pelo Butantan. Foto: Comunicação Social- Prefeitura de São Jose do Rio Preto

O Instituto Butantan anunciou nesta terça-feira, 24 de fevereiro, que antecipará para o primeiro semestre de 2026 a entrega de 1,3 milhão de doses da vacina contra dengue Butantan-DV ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Inicialmente, o lote seria entregue no segundo semestre deste ano. Com o novo prazo, serão distribuídas ao todo 2,6 milhões de doses no primeiro semestre.

A vacina Butantan-DV é produzida no parque fabril do próprio instituto, na capital paulista. O imunizante, aplicado em dose única, tetraviral e 100% nacional, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizado na população brasileira de 12 a 59 anos. Nesse público, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.

Na segunda semana de fevereiro, o Ministério da Saúde iniciou a vacinação contra a dengue dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde das Unidades Básicas de Saúde) da Atenção Primária, com a previsão de proteger 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente do SUS. 

Novo terreno

O governo do estado de São Paulo anunciou, também nesta segunda-feira, a transferência de um terreno no bairro do Jaguaré, zona oeste do município de São Paulo, para a criação de um novo polo de inovação e desenvolvimento de imunobiológicos do Instituto Butantan, além do investimento de R$ 1,38 bilhão em novas fábricas para produção de vacinas e imunobiológicos.

Veja Também

Nessa área, vamos produzir nosso parque fabril para levarmos São Paulo onde queremos: um expoente máximo da ciência, da biotecnologia, do desenvolvimento e da inovação em Saúde no nosso país”, disse o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva.

Agência Brasil

Pernambuco recebe lote

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), recebeu 22.400 doses da Butantan-DV, a nova vacina contra a dengue 100% brasileira, destinada inicialmente aos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a conclusão da logística de distribuição, esta que foi a primeira remessa recebida no estado, será encaminhada para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) onde ficarão disponíveis para as gestões municipais, responsáveis pela estratégia de aplicação das doses.

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, o Butantan-DV é o primeiro imunizante do mundo contra a dengue com tecnologia para aplicação em dose única.

A vacina é indicada para pessoas de 15 a 59 anos, independentemente de infecção prévia (soropositivos e soronegativos) e sem histórico de vacinação anterior contra a doença com outro imunizante.

Por recomendação do Ministério da Saúde (MS), a vacinação será aplicada, inicialmente, em trabalhadores da Atenção Primária do SUS, como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, odontólogos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, farmacêuticos, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:27, 25 Fev

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Polilaminina: cientistas pedem cautela sobre molécula testada no tratamento de lesões medulares
Estudos

Polilaminina: cientistas pedem cautela sobre molécula testada no tratamento de lesões medulares

Cientistas pedem cautela sobre polilaminina, molécula testada no tratamento de lesões medulares

Pessoa fazendo teste de IST.
Infecções

Carnaval de 2026 em Salvador registra mais de 200 casos de sífilis

Em todo o estado, conforme a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), esse número chegou a 564, em pontos de testagens oferecidos pela pasta.

Varíola dos Macacos.
SAúde

Risco de pandemia? Mpox registra 62 casos no Brasil em 2026 e especialista alerta para novos surtos

Os primeiros sintomas costumam incluir febre, dor de cabeça, cansaço, dores musculares e aumento dos gânglios linfáticos.

mais notícias

+

Newsletter