Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Anvisa proíbe antibiótico após mudança de cor e anestésico contaminado com inseto; veja quais

Foi observada uma alteração na cor do medicamento depois da sua diluição, quando a solução apresentou uma tonalidade alaranjada, diferente do que é descrito em sua bula.

Gabriel Alves

09 de outubro de 2025 às 17:29   - Atualizado às 17:30

Anvisa proíbe antibiótico.

Anvisa proíbe antibiótico. Foto: Jornal Nacional/Reprodução

Uma ação de fiscalização da Anvisa determinou, na segunda-feira, 6 de outubro, a interdição cautelar do Vancotrat 500 mg, medicamento indicado para o tratamento de infecções como a do trato respiratório inferior (pneumonia). O antibiótico é produzido pela União Química Farmacêutica Nacional S/A. 

A medida atinge apenas o lote 2518163 do produto, que tem validade até 04/2027. O motivo da ação é a suspeita de desvio de qualidade do lote citado. Foi observada uma alteração na cor do medicamento depois da sua diluição, quando a solução apresentou uma tonalidade alaranjada, diferente do que é descrito em sua bula.  

Cloridrato de lidocaína 

Outro medicamento atingido pela ação fiscal foi o Cloridrato de Lidocaína – 20 mg/ml, anestésico produzido pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda. Conforme publicado no Diário Oficial, apenas o lote 25010360, tendo como data de validade 30/01/2027, sofreu interdição cautelar. 

A medida ocorreu depois que um inseto não identificado foi encontrado em um frasco do medicamento, no lote citado.  

A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária que tem o objetivo de proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e a conclusão do caso. Portanto, o produto não deve ser consumido ou comercializado até que seja comprovada a sua segurança

Veja Também

Anvisa

Veja nota da Hypofarma

"A Hypofarma informa que, em relação ao caso recentemente notificado pela ANVISA sobre uma denúncia envolvendo a suposta presença de um inseto em uma ampola, a empresa realizou análises técnicas detalhadas e foi constatado que não havia presença de nenhum inseto na ampola. As devidas respostas foram encaminhadas oficialmente ao órgão regulador (ANVISA) , assim que tomamos ciência.

Adicionalmente, o próprio cliente que havia feito a reclamação inicial se retratou em relação ao ocorrido.

A Hypofarma reitera seu compromisso contínuo com os mais altos padrões de qualidade e segurança em todos os seus produtos, prezando sempre pela transparência na relação com autoridades reguladoras, parceiros e consumidores".

Anvisa faz suspensão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de ampolas de glicose produzidas pela Samtec Biotecnologia Ltda.

De acordo com a resolução, a medida atinge o produto Glicose - 25% Solução Injetável Caixa com 200 Ampolas de 10 ml, apenas referente ao lote que tem como data de validade 31/07/2026.

O produto teve sua comercialização, distribuição e uso suspensos após parecer da prefeitura de Joinville (SC), que confirmou desvio de qualidade no lote. As ampolas continham um material escuro espalhado no líquido do medicamento.  

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:30, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 16 anos perde ação judicial.
Decisão

Jovem de 16 anos que afirma ser virgem perde ação na Justiça após exame indicar gravidez

Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.

Virus Nipah
Saúde

Vírus Nipah preocupa no Brasil? Entenda se há risco real às vésperas do carnaval

O tema ganhou atenção especial entre os brasileiros, e as buscas pela doença no Google dispararam.

Secretário municipal na esquerda, os dois filhos abaixo, companheira acima, filha do prefeito de Itumbiara, que está ao lado.
Tristeza

Prefeito tem infarto após saber que genro, secretário municipal, se matou depois de assassinar netos

De acordo com informações preliminares, o gestor do município foi socorrido às pressas e encaminhado para um hospital e tem estado de saúde considerado grave.

mais notícias

+

Newsletter