Pernambuco, 06 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pré-candidata do PL diz que PT promove palestras em igrejas evangélicas da Bahia

Josi Flora afirma ter presenciado evento com lideranças petistas em templo religioso e critica aproximação do partido com o público evangélico.

Portal de Prefeitura

07 de julho de 2026 às 14:14   - Atualizado às 14:24

Lula recebendo orações na Igreja

Lula recebendo orações na Igreja Foto: Ricardo Stuckert

A influenciadora digital e pré-candidata a deputada estadual pela Bahia Josi Flora (PL) afirmou ter presenciado a realização de palestras promovidas por lideranças ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) em igrejas evangélicas da Região Metropolitana de Salvador. A declaração foi feita por meio das redes sociais e gerou repercussão entre apoiadores e integrantes do segmento evangélico.

Segundo a pré-candidata, os encontros seriam direcionados principalmente ao público feminino e fariam parte de uma estratégia de aproximação entre representantes políticos e fiéis evangélicos.

Relato sobre evento em igreja

De acordo com Josi Flora, ela esteve em um templo religioso após receber convite para participar de um evento e afirmou ter encontrado no local lideranças políticas filiadas ao PT.

Em seu relato, a influenciadora disse que identificou a presença do prefeito de Camaçari e da deputada federal que o acompanha politicamente durante uma programação voltada às mulheres.

Ainda segundo ela, o partido estaria adotando uma nova forma de diálogo com o eleitorado evangélico.

Veja Também

"Eles mudaram a abordagem. Não usam mais vermelho. Usam a Bíblia para dialogar com os fiéis", declarou em vídeo divulgado nas redes sociais.

Críticas à atuação política em templos religiosos

Durante a publicação, Josi Flora também fez um apelo para que lideranças religiosas tenham cautela ao permitir a realização de eventos promovidos por agentes públicos dentro das igrejas.

A pré-candidata afirmou que considera os templos espaços destinados exclusivamente às atividades religiosas e defendeu que dirigentes avaliem cuidadosamente pedidos para utilização desses ambientes em programações com participação de representantes políticos.

Segundo ela, ações voltadas ao público feminino, especialmente aquelas relacionadas a programas sociais e políticas públicas, podem ser utilizadas como instrumento de aproximação com o eleitorado cristão.

Debate sobre religião e política

A manifestação reacende o debate sobre a participação de agentes políticos em eventos realizados por instituições religiosas, tema que costuma gerar discussões durante períodos pré-eleitorais.

A legislação eleitoral brasileira estabelece regras para a propaganda política e para o uso de espaços públicos e privados durante as campanhas. Especialistas observam que a participação de autoridades em eventos religiosos, por si só, não configura irregularidade, sendo necessário analisar o contexto, o conteúdo das manifestações e eventual pedido explícito de votos ou promoção eleitoral.

Também é comum que representantes de diferentes partidos participem de celebrações, encontros comunitários e atividades promovidas por organizações religiosas, desde que respeitados os limites previstos na legislação.

Alegações não foram comprovadas

Até o momento, Josi Flora não apresentou documentos ou outros elementos públicos que comprovem as alegações feitas sobre uma estratégia organizada do PT para atuar em igrejas evangélicas.

Da mesma forma, os citados nas declarações não haviam se manifestado publicamente sobre o conteúdo divulgado pela influenciadora até a publicação desta reportagem.

O espaço permanece aberto para manifestação do Partido dos Trabalhadores, das lideranças mencionadas e das instituições religiosas eventualmente citadas, caso desejem apresentar esclarecimentos sobre o assunto.

A discussão ocorre em um momento de crescente aproximação entre partidos políticos e o eleitorado evangélico, considerado um dos segmentos de maior influência nas disputas eleitorais brasileiras.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:02, 06 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marcha Para Jesus Recife 2026
Tradição

Marcha para Jesus 2026 reúne milhares de fiéis na orla de Boa Viagem, no Recife, em 28ª edição

Durante o percurso, os participantes acompanharam momentos de louvor e manifestações de fé. Famílias, grupos de igrejas e comunidades cristãs participaram da caminhada.

Catedral de Nossa Senhora das Dores realiza festa em honra à padroeira de Caruaru.
Tradição

Festa da padroeira de Caruaru começa neste domingo (6); veja programação

Procissão motorizada levará a bandeira de Nossa Senhora das Dores até a Catedral, enquanto apresentações culturais e quermesses movimentarão as noites.

O Santuário da Mãe Rainha fica no bairro de Ouro Preto, em Olinda.
Religião

Romarias de Setembro devem reunir 9 mil fiéis no Santuário da Mãe Rainha, em Olinda

Peregrinações de quatro dioceses e arquidioceses do Nordeste integram a preparação para a festa do Santuário, realizada em outubro.

mais notícias

+

Newsletter