Papa Leão XIV e presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: Vaticano News e Reprodução
Robert Francias Prevost, o novo papa, chamado Leão XIV, norte-americano que foi escolhido pelo conclave. Antes de ser eleito compartilhou no X (antigo Twitter ), no dia 14 de abril, uma publicação em que cita uma reunião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, onde critica à política migratória e faz um apelo em defesa dos imigrantes.
O material divulgado por ele trazia à tona a história de Kilmar Abrego Garcia, um imigrante de El Salvador que viveu por 14 anos nos Estados Unidos. Durante esse período, formou uma família e se dedicava aos cuidados de seus três filhos com deficiência. Apesar de nunca ter sido formalmente acusado, Abrego foi deportado durante o governo Trump sob a suspeita de envolvimento com a gangue MS-13 — uma acusação que ele nega veementemente.
Apesar da ordem da Suprema Corte dos EUA para seu retorno, o processo foi interrompido devido a impasses diplomáticos entre a Casa Branca e o governo de El Salvador.
Em seu post compartilhado pelo novo pontífice, que norte-americno, critica a decisão do presidente dos Estados Unidos.
“Enquanto Trump e Bukele usam o Salão Oval para a deportação ilícita de um residente dos EUA pelos federais, o agora auxiliar de Washington, +Evelio, que já foi um salvadorenho sem documentos, pergunta: “Vocês não veem o sofrimento? A consciência de vocês não se incomoda? Como podem ficar em silêncio?”, diz o post.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, adotando o nome de Leão XIV. Ele se torna o 267º pontífice da Igreja Católica e o primeiro papa nascido nos Estados Unidos.
Nascido em 1955 em Chicago, em uma família de origens europeias, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.
Apesar da proximidade do último papa, considerado progressista, ele tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que pode agradar setores da igreja que privilegiam uma abordagem centrada na teologia.
Além de prefeito dos bispos, Francisco também o nomeou presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, voltada ao estudo de questões referentes à vida e ao desenvolvimento da igreja na região.
Segundo reportagem do jornal The New York Times, Prevost foi elogiado por ter apoiado imigrantes venezuelanos e visitado comunidades remotas no Peru.
Por outro lado, expressou no passado visões menos acolhedoras do que as do papa Francisco em relação a pessoas LGBTQIA+ e, como bispo em Chiclayo, no Peru, se opôs a um plano do governo local para incluir ensinamentos sobre gênero nas escolas.
Foi também criticado por sua condução de casos em que padres foram acusados de abuso sexual. O jornal afirma que não teve sucesso em contactar o cardeal sobre as críticas.
Prevost comentou sobre a responsabilidade dos bispos na luta contra os abusos na igreja em uma entrevista ao Vatican News, em 2023.
"Não podemos fechar o coração, a porta da Igreja, às pessoas que sofreram por abusos. A responsabilidade do bispo é grande e acho que ainda temos que fazer esforços consideráveis para responder a esta situação que causa tanta dor na Igreja", disse.
2
3
01:26, 28 Mar
26
°c
Fonte: OpenWeather
A vítima, hoje com 17 anos, relatou que era obrigada a sentar na coxa do homem, sob a justificativa de que fazia parte da prática religiosa.
Para o pastor Osiel Gomes, a igreja não deve ser utilizada como escudo por agressores, e denunciar crimes é uma responsabilidade urgente.
O evento terá caráter beneficente e contará com a participação de ex-jogadores da Seleção Brasileira, atletas com passagem por grandes clubes do futebol nacional e nomes ligados ao futebol pernambucano.
mais notícias
+