Pernambuco, 14 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ONG denuncia restrição à entrada de Bíblias e escalada na perseguição a cristãos na Nicarágua

De acordo com dados divulgados pela organização Portas Abertas, a Nicarágua ocupa atualmente a 32ª posição entre os 50 países da Lista Mundial da Perseguição 2026.

Cami Cardoso

24 de julho de 2026 às 11:38   - Atualizado às 11:59

ONG denuncia restrição à entrada de Bíblias e escalada na perseguição a cristãos na Nicarágua

ONG denuncia restrição à entrada de Bíblias e escalada na perseguição a cristãos na Nicarágua Foto: Cesar Perez / Presidência da Nicarágua

A Nicarágua começou a restringir a entrada de Bíblias por via terrestre no país, em uma medida apontada pela ONG Portas Abertas como parte da escalada da perseguição aos cristãos que se intensificou desde 2018.

A ação ocorre em um momento de suspensão do processo eleitoral no país e de avanço do controle sobre instituições consideradas independentes ou críticas à gestão governamental, atingindo diretamente comunidades e líderes religiosos.

De acordo com dados divulgados pela organização Portas Abertas, a Nicarágua ocupa atualmente a 32ª posição entre os 50 países da Lista Mundial da Perseguição 2026.

A entidade alerta que o cenário crítico enfrentado pela população cristã local decorre da centralização do poder e da perda progressiva de autonomia das entidades civis.

Líderes e fiéis que fazem denúncias sobre violações de direitos humanos ou que manifestam posicionamentos contrários ao governo têm enfrentado intimidações, assédios e detenções. 

Veja Também

A proibição do ingresso de literatura bíblica por vias terrestres impõe desafios logísticos adicionais para o trabalho de evangelização e assistência comunitária exercido no território nicaraguense.

Com o aumento da vigilância, líderes religiosos têm adotado postura cautelosa para proteger seus membros e manter o funcionamento de suas atividades essenciais, ainda que de forma reduzida e discreta. 

Fim das eleições na Nicarágua

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, anunciou que o país deixará de realizar eleições, encerrando a possibilidade de alternância de poder por meio do voto. A declaração foi feita durante um evento em comemoração aos 47 anos da Revolução Sandinista e representa mais um passo no processo de concentração de poder conduzido pelo governo nicaraguense.

Em seu discurso, Ortega afirmou que a oposição não retornará ao comando do país e descartou a realização de novos pleitos presidenciais.

A fala ocorre em um momento em que a Nicarágua já enfrenta críticas de organismos internacionais por restrições às liberdades políticas, perseguição a opositores e enfraquecimento das instituições democráticas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:35, 14 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer.
Urgente

Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer de pulmão após cirurgia para retirada de nódulo

O diagnóstico foi confirmado durante a operação, por meio de um exame histológico realizado pela equipe médica.

Comunidade de Nossa Senhora Aparecida celebra 25 anos de fé em Gravatá.
Devoção

Comunidade de Nossa Senhora Aparecida celebra 25 anos de fé em Gravatá

A programação comemorativa foi realizada entre os dias 8 e 12 deste mês, reunindo fiéis, devotos, comunidades e grupos pastorais em atividades religiosas.

Papa Leão XIV
Tratamento

Papa Leão XIV é internado em Roma para cirurgia de retirada de nódulo no pulmão

O procedimento foi recomendado após médicos identificarem uma lesão em estágio inicial. A operação havia sido anunciada pelo pontífice no domingo, 11 de outubro.

mais notícias

+

Newsletter