19 de novembro de 2024 às 23:39 - Atualizado em 20 de novembro de 2024 às 00:00
Imagem de Nossa Senhora Aparecida com bandeira de arco-íris. Reprodução / X / Dom Bosco
Mensagens de indignação estão tomando conta das redes sociais entre católicos que se sentiram ofendidos por uma foto em que a imagem de Nossa Senhora aparece vestida com um manto nas cores da bandeira LGBTQ+.
O registro foi feito dentro da Arquidiocese de Aparecida, no interior de São Paulo, e provocou forte reação de fiéis. Muitos devotos classificaram a cena como desrespeitosa e pediram medidas contra os responsáveis.
"Dom Orlando Brandes precisa ser afastado da Arquidiocese, e reparações precisam ser feitas! É importante pressionar a CNBB, o núncio e até mesmo levar o caso ao papa Francisco", escreveu um jornalista no Threads.
O Centro Dom Bosco, um grupo conservador católico, também se pronunciou nas redes. No X, eles afirmaram que a imagem foi profanada e defenderam a remoção do arcebispo de Aparecida.
"Com a mãe de Deus não se brinca! A imagem foi desrespeitada com um manto LGBT, e isso é inadmissível. Dom Orlando Brandes precisa ser substituído, e reparações devem acontecer", publicou o grupo.
O Santuário Nacional esclareceu que, embora a foto tenha sido tirada em suas dependências, ela não tem relação com nenhuma ação oficial da Igreja.
A imagem foi feita e publicada pela Rede Nacional de Grupos Católicos LGBTQ+, que esteve no local no último sábado (16) durante uma romaria.
Dessa forma, a Basílica Nacional de Aparecida se isenta de qualquer responsabilidade sobre o ocorrido e, em nota, afirmou que não é possível controlar todas as romarias realizadas no local, já que mais de 300 são registradas semanalmente.
O Santuário Nacional é o destino semanal de mais de 300 romarias registradas e organizadas com antecedência, que peregrinam até a Basílica de Nossa Senhora para expressarem sua devoção à Padroeira do Brasil.
As motivações, agradecimento, ou pedidos que cada romeiro carrega em seu coração, não são exigidos quando há o registro da Romaria, para que se preserve a individualidade na relação de cada um com Deus, através de intercessão de Nossa Senhora.
Estamos às vésperas de mais um Ano Santo: tempo de misericórdia e de esperança. O Jubileu de 2025 tem a peregrinação propriamente dita como tema principal: “Peregrinos da Esperança”. O Santuário de Aparecida representa o acolhimento da Mãe, que não faz distinção entre seus filhos.
1
2
3
4
13:52, 15 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
Ao que tudo indica, uma atualização médica será feita amanhã à noite, mas é provável que os boletins se tornem menos frequentes com o tempo.
Os débitos acumulados são referentes a multas trabalhistas, não recolhimento de FGTS e previdência, entre outros.
Na tarde dessa quinta-feira, 13, a equipe médica levou um bolo com velas ao quarto do papa para comemorar o 12º aniversário de sua eleição.
mais notícias
+