Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, recebe título de Cidadão Olindense

Antes do início da sessão, o líder religioso participou, junto a outros sacerdotes, de uma conversa no gabinete da vereadora Gisele Tavares (PV), autora da indicação do título.

14 de novembro de 2024 às 10:40   - Atualizado às 11:09

Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, recebe título de Cidadão Olindense

Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, recebe título de Cidadão Olindense Imagem: Reprodução/Instagram AOR

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, recebeu na tarde da terça-feira, 12 de novembro, da Câmara de Vereadores de Olinda, o título de Cidadão Olindense. Antes de iniciar a sessão, o arcebispo participou, junto a outros sacerdotes, de uma conversa no gabinete da vereadora Gisele Tavares (PV), autora da indicação do título, e que foi aprovada por unanimidade.

No plenário da Câmara, dom Paulo ouviu as homenagens do arcebispo emérito dom Fernando Saburido, do monsenhor Josivaldo Bezerra que foi nomeado seu bispo auxiliar, e de outros admiradores que fez ao longo de pouco mais de um ano como arcebispo. Além do título, muito comemorado por todos no plenário da Câmara, o arcebispo recebeu uma imagem de seu onomástico, São Paulo Apóstolo, feita por um artesão local.

Para a vereadora Gisele Tavares, que é católica, foi uma honra poder conceder esse título a dom Paulo, elencando algumas razões para isso.

“Minha admiração pelo trabalho de dom Paulo, o cuidado, a mansidão que ele tem em tratar as pessoas, e o olhar que ele tem para nossa cidade. Isso me motivou a querer que ele fosse um cidadão olindense também. Como eu tenho um apreço muito grande por Olinda e sou católica desde sempre, fiquei extremamente emocionada em poder proporcionar isso”, afirmou.

Veja Também

Nascido em São José de Espinharas, na Paraíba, dom Paulo Jackson expressou sua gratidão aos olindenses pelo título e enfatizou o compromisso com o povo da cidade. No discurso de agradecimento à vereadora Gisele Tavares, o arcebispo falou, sobretudo, da relação da Igreja Católica com o patrimônio histórico cultural e sobre o compromisso de diálogo com o Iphan, a Fundarpe e todos os órgãos que cuidam da manutenção e restauração desse patrimônio.  

“Esse título, na verdade, é um compromisso, é uma missão. Compromisso com o povo, com os pobres, com a cultura, com a história. É assim que nós nos tornamos cidadãos olindenses para cuidar e amar cada vez mais essa terra tão bonita e contemplar, da Sé de Olinda, o pôr do sol, ao som de Alceu Valença, cantando frevo e convidando a todos para nos visitar”, comentou o arcebispo.

A entrega do título de cidadão olindense mereceu festa como só Olinda sabe fazer: o colorido dos passistas e o ritmo marcante do frevo tomaram conta do plenário da Câmara e legitimaram a acolhida ao novo filho da cidade patrimônio histórico e cultural da humanidade.

Da redação do Portal com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:23, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

mais notícias

+

Newsletter