Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Casos de antissemitismo no Brasil aumentam 350% após ataque do Hamas a Israel, aponta relatório

Segundo a Conib, o Brasil registrou 1.788 episódios de antissemitismo em 2024, a maioria em plataformas digitais. Crescimento está ligado à guerra entre Hamas e Israel.

Portal de Prefeitura

16 de abril de 2025 às 16:15   - Atualizado às 16:27

Bandeiras de Israel e Brasil

Bandeiras de Israel e Brasil Foto: Reprodução IA

O número de casos de antissemitismo no Brasil teve um crescimento alarmante de 350% em 2024, conforme revelou um relatório divulgado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) em conjunto com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp). A escalada nos registros foi impulsionada pelos eventos ocorridos após o ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023.

De acordo com o estudo, o país registrou 1.788 episódios de antissemitismo ao longo do ano passado. Em comparação, foram 1.410 em 2023 e apenas 397 em 2022. O levantamento destaca que, somente no primeiro mês após o início do conflito no Oriente Médio, as denúncias dispararam em mil por cento.

A média de notificações diárias também subiu de forma expressiva, passando de uma denúncia por dia em 2022 para cinco por dia em 2024, evidenciando a crescente hostilidade enfrentada pela comunidade judaica brasileira.

O relatório afirma que mais de 70% dos casos ocorreram em ambientes virtuais, como redes sociais. Plataformas como X (antigo Twitter) e Instagram foram responsáveis por 48% e 37% dos casos, respectivamente. Facebook, Telegram e LinkedIn aparecem com menores percentuais, mas também registraram ocorrências. Já no mundo físico, os episódios incluíram ofensas verbais, agressões físicas, pichações e vandalismo.

“Esses dados mostram que o antissemitismo no Brasil deixou de ser um fenômeno isolado. Ele está presente nas redes, nas ruas e, muitas vezes, passa despercebido. Não podemos mais ignorar esse cenário”, afirmou Claudio Lottenberg, presidente da Conib, durante o lançamento oficial do documento em São Paulo.

Veja Também

Ainda segundo a entidade, o Brasil teve o maior crescimento global em casos de antissemitismo, atingindo uma alta de 961% desde o início da guerra entre Israel e o Hamas. São Paulo concentrou a maior parte dos registros (24,6%), seguida por Rio de Janeiro (9,5%) e Rio Grande do Sul (8,1%). Outros 50% dos casos ocorreram sem local definido, especialmente em razão da natureza digital das denúncias.

O relatório da Conib é elaborado com apoio técnico da Fisesp e do Departamento de Segurança Comunitária. A coleta dos dados é feita por meio de sistemas de monitoramento, formulários online e denúncias espontâneas recebidas por sites e redes sociais. As entidades também oferecem suporte jurídico às vítimas e promovem ações de conscientização.

O crescimento do antissemitismo no Brasil reforça a urgência de ações educativas e jurídicas para combater a intolerância religiosa e o discurso de ódio, especialmente em ambientes digitais onde a disseminação pode ser rápida e sem controle.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:29, 28 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pai de santo é preso por usar falsos rituais para estuprar adolescente em terreiro
Crime

Pai de santo é preso por usar falsos rituais para estuprar adolescente em terreiro

A vítima, hoje com 17 anos, relatou que era obrigada a sentar na coxa do homem, sob a justificativa de que fazia parte da prática religiosa.

Pastor diz que violência doméstica não pode ser resolvida com oração e incentiva fiéis a denunciarem
Alerta

Pastor diz que violência doméstica não pode ser resolvida com oração e incentiva fiéis a denunciarem

Para o pastor Osiel Gomes, a igreja não deve ser utilizada como escudo por agressores, e denunciar crimes é uma responsabilidade urgente.

Frei Gilson.
Partida

Frei Gilson e jogo solidário na Arena Pernambuco já tem mais de 10 mil ingressos vendidos

O evento terá caráter beneficente e contará com a participação de ex-jogadores da Seleção Brasileira, atletas com passagem por grandes clubes do futebol nacional e nomes ligados ao futebol pernambucano.

mais notícias

+

Newsletter