Pernambuco, 20 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bispo é preso em aeroporto após tentar fugir de investigação sobre desvio de dinheiro da igreja

O líder religioso também é acusado de fazer ao menos 12 visitas a um bordel.

Redação

08 de março de 2026 às 13:58   - Atualizado às 14:00

Bispo católico Emanuel Shaleta.

Bispo católico Emanuel Shaleta. Foto: Divulgação

O bispo católico Emanuel Shaleta, de 60 anos, foi preso na quinta-feira, 5 de março de 2026, no Aeroporto Internacional de San Diego enquanto tentava deixar os Estados Unidos. Autoridades policiais realizaram a prisão após uma investigação que apurou suspeitas de desvio de dinheiro da igreja e visitas do religioso a um bordel localizado no México.

Agentes do Departamento do Xerife de San Diego realizaram a detenção após meses de investigação. As autoridades identificaram movimentações financeiras suspeitas e também acompanharam deslocamentos do bispo durante o período investigado.

Emanuel Shaleta exercia liderança religiosa na Eparquia Católica Caldeia de São Pedro Apóstolo, instituição ligada à Igreja Católica de tradição caldeia nos Estados Unidos. O religioso ocupava posição considerada de alto nível dentro da estrutura da comunidade religiosa.

Promotores apresentaram diversas acusações contra o bispo. O processo inclui oito acusações de peculato, oito acusações relacionadas à lavagem de dinheiro e uma acusação classificada como crime de colarinho branco agravado.

As suspeitas surgiram após a divulgação de informações sobre movimentações financeiras ligadas à igreja. Reportagens do site católico The Pillar apontaram que o bispo teria utilizado valores provenientes do aluguel de propriedades da igreja para fins pessoais.

Veja Também

Segundo a investigação, o religioso teria redirecionado recursos que deveriam ser destinados à instituição religiosa. Investigadores também afirmam que ele teria utilizado fundos de caridade para ocultar as movimentações financeiras.

O caso ganhou repercussão após surgirem informações sobre visitas do bispo a um estabelecimento localizado na cidade mexicana de Tijuana. O local citado na investigação é o Hong Kong Gentlemen’s Club, um bordel situado na chamada Zona Norte da cidade.

A área é conhecida por concentrar atividades relacionadas à prostituição e costuma aparecer em investigações conduzidas por autoridades e organizações que atuam no combate ao tráfico humano.

De acordo com informações reunidas durante a investigação, o bispo teria visitado o estabelecimento pelo menos 12 vezes. Um investigador particular acompanhou parte dessas movimentações e registrou que o religioso utilizava transporte exclusivo oferecido pelo próprio local para seus frequentadores.

Apesar das suspeitas relacionadas ao bordel, autoridades informaram que não existem indícios de envolvimento de Emanuel Shaleta com abuso de menores ou com tráfico sexual.

A investigação concentrou as acusações principalmente em possíveis irregularidades financeiras ligadas à administração de recursos da igreja.

Após a divulgação das acusações, o bispo apresentou pedido de renúncia ao cargo religioso. A decisão ainda aguarda análise do Vaticano, responsável por avaliar questões administrativas relacionadas à liderança da Igreja Católica.

Enquanto o processo judicial avança, parte da comunidade ligada à eparquia demonstrou apoio ao religioso. Alguns fiéis expressaram solidariedade ao bispo após a divulgação das denúncias.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:58, 20 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Igreja Assembleia de Deus em Ipojuca é acusada de negar velório a fiel por ele estar sob disciplina
Pernambuco

Igreja Assembleia de Deus em Ipojuca é acusada de negar velório a fiel por ele estar sob disciplina

O caso veio à tona após um áudio de desabafo gravado pela irmã do fiel viralizar nas redes sociais, expondo a dor da família diante da negativa da instituição.

Soldado israelense destrói imagem de Jesus Cristo a marretadas em vila cristã no Líbano
Desrespeito

Soldado israelense destrói imagem de Jesus Cristo a marretadas em vila cristã no Líbano

Após uma análise inicial, o Exército confirmou que o militar aparece na fotografia e faz parte das forças de ocupação que atuam no sul do país árabe.

"Arraiá do Crescer"
Celebração

"Arraiá do Crescer": Público católico terá programação especial no São João de Campina Grande

Com grandes nomes da música religiosa, o Parque do Povo terá noites dedicadas à evangelização e ao louvor nos dias 09 e 16 de junho.

mais notícias

+

Newsletter