Pernambuco, 30 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bispo de Caruaru entrega presente com significado especial ao Papa Leão XIV, no Vaticano

Dom José Ruy encontrou o pontífice durante audiência geral na Praça de São Pedro; lembrança representa a ligação dos dois religiosos com a Ordem de Santo Agostinho.

10 de setembro de 2026 às 11:34   - Atualizado às 11:47

Bispo Dom Ruy entregando pesente ao Papa Leão XIV, no Vaticano.

Bispo Dom Ruy entregando pesente ao Papa Leão XIV, no Vaticano. Foto: Reprodução

O bispo de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, encontrou o Papa Leão XIV durante a audiência geral realizada na quarta-feira, 9 de setembro, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Durante o breve encontro com o pontífice, o religioso pernambucano entregou uma cruz que traz o brasão da Ordem de Santo Agostinho. O presente simboliza a ligação de ambos com a família agostiniana.

Imagens divulgadas pelo Vatican News mostram o momento em que Dom José Ruy apresenta o objeto ao papa. A cruz foi levada em um estojo e entregue diante dos participantes da audiência.

Presente destaca vínculo com os agostinianos

Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, pertence à Ordem de Santo Agostinho. Antes de ser eleito papa, em maio de 2025, ele construiu parte significativa de sua trajetória religiosa entre os agostinianos e chegou a ocupar o cargo de prior-geral da ordem.

Dom José Ruy é frade capuchinho e foi afiliado à Ordem de Santo Agostinho em 2025. Com isso, passou a integrar também a família agostiniana, sem perder o vínculo com a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Veja Também

A escolha da cruz, portanto, teve um significado diretamente relacionado à trajetória religiosa dos dois. O gesto também representou a presença da Diocese de Caruaru em um dos principais encontros públicos semanais realizados pelo pontífice.

Dom José Ruy é natural de Feira de Santana, na Bahia, e assumiu a Diocese de Caruaru em 2019. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco depois de atuar como bispo da Diocese de Jequié, também na Bahia.

A Diocese de Caruaru integra a Província Eclesiástica de Olinda e Recife e tem como sede a Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada no Centro do município do Agreste pernambucano.

Papa falou sobre dignidade humana

Na audiência geral, o Papa Leão XIV deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre os documentos do Concílio Vaticano II. A reflexão foi baseada na constituição pastoral “Gaudium et Spes” e teve como tema a dignidade humana enquanto dom e responsabilidade.

Durante a mensagem, o pontífice afirmou que a dignidade não depende das capacidades, da riqueza, da função desempenhada ou das escolhas de cada pessoa. Segundo ele, trata-se de uma condição inerente ao ser humano e que deve ser defendida por todos.

Leão XIV também destacou que a promoção da dignidade exige solidariedade, cuidado recíproco e respeito à totalidade da pessoa. Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, pediu que os fiéis valorizem e protejam a dignidade de cada ser humano.

As audiências gerais permitem que peregrinos, religiosos e representantes de dioceses de diferentes países acompanhem a catequese do papa. Ao final dos encontros, alguns participantes têm a oportunidade de cumprimentar o pontífice e entregar presentes ligados às suas comunidades.

Legenda da foto: Dom José Ruy, bispo de Caruaru, entrega ao Papa Leão XIV uma cruz com o brasão da Ordem de Santo Agostinho durante audiência geral no Vaticano.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:13, 30 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Papa Leão XIV
Embate

Papa Leão XIV diz que extremismo de direita aliado à religião não representa o cristianismo

O papa se manifestou sobre a questão e considera incompatível com os valores cristãos a combinação entre determinadas ideias da extrema direita e formas específicas de religiosidade.

Nunes Marques julga nesta quarta (30) decisão sobre posts que associam Flávio Bolsonaro a Nossa Senhora Aparecida.
Votação

Nunes Marques julga nesta quarta (30) decisão sobre posts que associam Flávio Bolsonaro a Nossa Senhora Aparecida

Sessão virtual foi marcada pelo presidente da Corte, após decisões de ministros do TSE e do STF sobre a retirada das publicações.

Felipe Alecrim se consolida no eleitorado católico para defender pautas ligadas à Igreja, em Brasília.
Diálogo

Felipe Alecrim se consolida no eleitorado católico para defender pautas ligadas à Igreja, em Brasília

Na atuação legislativa como vereador, por exemplo, o parlamentar é autor da Lei Municipal nº 18.993/2022, que instituiu o Dia do Católico no calendário oficial da capital pernambucana.

mais notícias

+

Newsletter