De acordo com a categoria, o objetivo do ato é pressionar a gestão municipal pela aplicação do reajuste de 5,4% na carreira das professoras e dos professores da rede municipal.
Professores do Recife alertam para greve nesta semana se prefeito continuar com a proposta de 1,5% Foto: Divulgação/Simpere
O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) anunciou o início da campanha salarial de 2026 e convocou a categoria para uma assembleia geral com ato público na próxima quinta-feira, 5 de fevereiro. A mobilização está marcada para as 8h, no Pátio da Prefeitura do Recife (PCR).
De acordo com a categoria, o objetivo do ato é pressionar a gestão municipal pela aplicação do reajuste de 5,4% na carreira das professoras e dos professores da rede municipal.
A entidade defende que a valorização da educação passa pelo reconhecimento profissional e impacta diretamente toda a comunidade escolar.
O Simpere também destacou que a mobilização ocorre em unidade com o conjunto dos servidores municipais, reivindicando valorização e respeito.
A proposta é iniciar o ano letivo com uma mensagem direta ao prefeito João Campos, reforçando a principal bandeira do movimento: “O piso é na carreira”.
Nossa (Sindicato Municipal Dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife Simpere) campanha salarial 2026 vai às ruas! Convocamos a categoria a participar da assembleia geral com ato público na próxima quinta-feira (05/02) às 8h no Pátio da PCR. Vamos lotar a prefeitura para exigir a aplicação dos 5,4¢ na carreira da professora e do professor. Educação valorizada promove sonhos e lutas para toda a comunidade escolar.
Estamos em unidade com o conjunto dos servidores por VALORIZAÇÃO e RESPEITO! Vamos começar o ano letivo dando o recado para João Campos: O PISO É NA CARREIRA!
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu no dia 8 de janeiro de 2026, uma denúncia do Simpere sobre o atraso no pagamento do 1/3 de férias da categoria.
O valor, que deveria ter sido pago no dia 9 de janeiro, não será depositado na data prevista, gerando indignação entre os profissionais da educação da capital pernambucana.
Segundo o Simpere, a Prefeitura do Recife informou que o pagamento será adiado para o dia 14 de janeiro devido a “problemas técnicos”.
Para o sindicato, a justificativa demonstra descaso e desorganização da gestão municipal com a categoria. “Valorização não é discurso, é pagamento em dia!”, afirmou o Simpere em nota oficial.
2
3
4
03:48, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+