Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Professores do Recife rejeitam nova proposta da gestão João Campos por não atingir reajuste de 6,27%

A Prefeitura ofereceu os 4,41% restantes como abono salarial, pago em uma parcela única, referente ao período de janeiro à dezembro de 2025, sem data para pagamento.

Fernanda Diniz

19 de maio de 2025 às 17:40   - Atualizado às 18:12

Professores do Recife.

Professores do Recife. Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira, 19 de maio, a comissão de negociação do Sindicato das Professoras e dos Professores do Recife (SIMPERE) participou de uma nova rodada de negociação com a gestão João Campos, após suspender a greve de maneira temporária.

A proposta apresentada pela Prefeitura foi imediatamente levada para avaliação da categoria, reunida em assembleia permanente no Pátio da Prefeitura.

A resposta foi unânime: professoras e professores rejeitaram a proposta da gestão municipal, que prevê 1,5% de reajuste retroativo a janeiro, ampliado para 2,5% a partir de maio.

Além disso, a Prefeitura ofereceu os 4,41% restantes como abono salarial, pago em uma parcela única, referente ao período de janeiro à dezembro de 2025, sem data para pagamento.

A proposta fere a Lei do Piso do Magistério e ignora a principal reivindicação da categoria: o reajuste integral de 6,27% aplicado na carreira, com reposição das perdas acumuladas nos últimos anos.

Veja Também

“Se a Prefeitura tem recursos para pagar parte do reajuste em forma de abono, tem condições de fazer isso como reajuste de fato, com repercussão na carreira. A escolha por não valorizar os professores é política, e a categoria não aceita mais esse desrespeito”, afirma Jaqueline Dornelas, da coordenação do SIMPERE.

A assembleia permanente da categoria, que continua nesta terça-feira (20) a partir das 9h, reforça o nível de adesão e a disposição de luta das professoras e dos professores da rede.

“Temos uma base mobilizada, consciente e presente. Essa participação massiva mostra que estamos unidos em defesa dos nossos direitos e da educação pública de qualidade. Seguiremos firmes até que a gestão respeite nossa pauta”, destaca Anna Davi, também da coordenação do sindicato.

Diante da rejeição da proposta, uma nova reunião entre a comissão do sindicato e a gestão municipal está marcada para esta terça-feira (20). A categoria permanece em estado de alerta e voltará a se reunir após a nova rodada de negociação.

O SIMPERE reforça que permanece aberto ao diálogo e à construção de uma solução concreta, desde que respeite a legislação e a dignidade de quem trabalha pela educação pública do Recife.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:44, 25 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bombeiros em praia.
Situação

Bombeiros suspendem buscas por barraqueiro que desapareceu no mar de Boa Viagem, no Recife

Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, sumiu após ajudar a salvar uma turista que se afogava na praia; buscas serão retomadas neste domingo (25).

Motos aquáticas foram mobilizadas para buscas no perímetro entre o Pina e Boa Viagem.
Buscas

Barraqueiro desaparece ao tentar salvar turista de afogamento em Boa Viagem, no Recife

Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, tentou socorrer uma mulher em área com corrente de retorno; bombeiros mobilizaram helicóptero, drone e motos aquáticas.

Murilo Couto apresenta "Um Show Sobre Casamento" no Teatro Rio Mar.
Humor

Murilo Couto apresenta show sobre casamento no Recife; veja horários e ingressos

No palco, o comediante transforma experiências da vida a dois em histórias sobre convivência, mudanças de rotina e os desafios de dividir decisões com outra pessoa.

mais notícias

+

Newsletter