SIMPERE faz assembleia na prefeitura por reajuste salarial, nesta quinta (10), com risco de greve Imagem: Arte/Portal de Prefeitura
Os professores que integram a rede municipal de ensino do Recife denunciam a falta de isonomia do prefeito João Campos (PSB) com a categoria. Eles apontam que o edital do último concurso para professor na capital pernambucana, em 2023, permite que o educador de nível I e II eleve a sua jornada para 270h de acordo com a necessidade do município.
Em Recife, os cargos I e II referem-se a diferentes níveis de formação e áreas de atuação. O Professor I geralmente leciona na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto o Professor II leciona nas disciplinas específicas nos anos finais do Ensino Fundamental.
Em entrevista ao Portal, uma professora - que prefere não ser identificada -, garantiu que existe em diversas unidades de ensino do Recife a necessidade do cumprimento da jornada de 270h. No entanto, a elevação só foi dada ao professor II - deixando o nível I apenas com o regime de acumulação.
Segundo os educadores, este último caso subtrai o direito do trabalhador que, na prática, trabalha 11 meses, mas não tem direito a férias, não recebe o mês de janeiro, fica impossibilitado de tirar a licença médica e maternidade pela falta do amparo trabalhista concedido aos educadores I.
“Não existe erro de interpretação ao ler o edital. Esse concurso foi divulgado a nível nacional, muitas pessoas saíram de seu habitat natural e vieram trabalhar como professor em Recife acreditando nessa expectativa. Fora os professores que pediram exoneração também”, destacou uma professora, que prefere não ser identificada.
Ainda de acordo com a denúncia, os textos publicados no edital mostram que seria ofertada a elevação para a categoria de acordo com a necessidade, e não acumulação para o professor I. Confira os documentos abaixo:



LEI 16.992/2004
Paralisação
No que depender do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), o prefeito João Campos não terá sossego tão cedo - a não ser que atenda a categoria e pague o reajuste de 6,27% referente ao piso salarial de 2025, somados a 12,78% de perdas dos anos anteriores.
O valor corresponde a correções não repassadas pelo prefeito, atingindo diretamente a remuneração dos professores.
Para conseguir ser atendida, a categoria marcou para quarta-feira, 23 de abril, a paralisação dos professores da rede municipal. O ato acontecerá em frente a Câmara de Vereadores, localizada na área central do Recife, a partir das 9h.
3
14:22, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
mais notícias
+