Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Professores do Recife denunciam descaso e falta de isonomia do prefeito João Campos

Educadores apontam que ao professor de nível II foi dado a elevação, enquanto o professor de nível I ficou em regime de acumulação.

Jameson Ramos

22 de abril de 2025 às 12:12   - Atualizado às 12:27

SIMPERE faz assembleia na prefeitura por reajuste salarial, nesta quinta (10), com risco de greve

SIMPERE faz assembleia na prefeitura por reajuste salarial, nesta quinta (10), com risco de greve Imagem: Arte/Portal de Prefeitura

Os professores que integram a rede municipal de ensino do Recife denunciam a falta de isonomia do prefeito João Campos (PSB) com a categoria. Eles apontam que o edital do último concurso para professor na capital pernambucana, em 2023, permite que o educador de nível I e II eleve a sua jornada para 270h de acordo com a necessidade do município. 

Em Recife, os cargos I e II referem-se a diferentes níveis de formação e áreas de atuação. O Professor I geralmente leciona na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto o Professor II leciona nas disciplinas específicas nos anos finais do Ensino Fundamental.

Em entrevista ao Portal, uma professora - que prefere não ser identificada -, garantiu que existe em diversas unidades de ensino do Recife a necessidade do cumprimento da jornada de 270h. No entanto, a elevação só foi dada ao professor II - deixando o nível I apenas com o regime de acumulação. 

Segundo os educadores, este último caso subtrai o direito do trabalhador que, na prática, trabalha 11 meses, mas não tem direito a férias, não recebe o mês de janeiro, fica impossibilitado de tirar a licença médica e maternidade pela falta do amparo trabalhista concedido aos educadores I.

“Não existe erro de interpretação ao ler o edital. Esse concurso foi divulgado a nível nacional, muitas pessoas saíram de seu habitat natural e vieram trabalhar como professor em Recife acreditando nessa expectativa. Fora os professores que pediram exoneração também”, destacou uma professora, que prefere não ser identificada.

Veja Também

Ainda de acordo com a denúncia, os textos publicados no edital mostram que seria ofertada a elevação para a categoria de acordo com a necessidade, e não acumulação para o professor I. Confira os documentos abaixo:

Edital professor I.
Edital professor I
 
 
Edital professor II.
Edital professor II
 
 

LEI 16.992/2004.

LEI 16.992/2004

Paralisação

No que depender do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), o prefeito João Campos não terá sossego tão cedo - a não ser que atenda a categoria e pague o reajuste de 6,27% referente ao piso salarial de 2025, somados a 12,78% de perdas dos anos anteriores.

O valor corresponde a correções não repassadas pelo prefeito, atingindo diretamente a remuneração dos professores. 

Para conseguir ser atendida, a categoria marcou para quarta-feira, 23 de abril, a paralisação dos professores da rede municipal. O ato acontecerá em frente a Câmara de Vereadores, localizada na área central do Recife, a partir das 9h.


 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:15, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carnaval Recife e Olinda.
Preparo

Como aproveitar o sábado de Carnaval em Recife e Olinda: guia de dicas para foliões

Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Projeto para implantação de uma praça e área de lazer no bairro de Afogados, no Recife.
Entrega

No Recife, Governo Raquel Lyra atende demanda histórica com construção de nova praça em Afogados

O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.

mais notícias

+

Newsletter