07 de outubro de 2024 às 12:21 - Atualizado às 13:15
Panfletos e santinhos na rua. Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que, no domingo, 6 de outubro, durante o período das eleições, foram recolhidas 9 toneladas de panfletos, folhetos e santinhos em toda a cidade. Além disso, 71 toneladas de bases de bandeiras também foram removidas.
Os dados refletem o volume coletado entre 7h da manhã e o final da tarde. Segundo a Emlurb, as operações de limpeza continuarão ao longo desta semana.
A ação contou com a participação de 475 trabalhadores, que atuaram na limpeza dos principais locais de votação da capital pernambucana.
Na Zona Norte do Recife, papéis estavam visíveis na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, e na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte. Na Zona Sul, a Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, também estava tomada por santinhos, especialmente perto de colégios eleitorais.
O derramamento de santinhos é crime previsto na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), que prevê detenção de seis meses a um ano, com a possibilidade de substituição por prestação de serviços à comunidade e multa.
No Colégio Motivo, na Avenida 17 de Agosto, e no Colégio Santa Catarina, na Estrada do Arraial, uma grande quantidade de impressos poluía as calçadas logo no início do dia.
Eleitores podem denunciar essa prática ilegal através do aplicativo 'Pardal', da Justiça Eleitoral, ou diretamente ao Ministério Público.
Segundo dados parciais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatos às eleições municipais de 2024 já gastaram R$ 922 milhões com panfletos e adesivos durante a campanha.
Os gastos com materiais de campanha nas eleições continuam crescendo e devem aumentar até o fim do processo eleitoral. Os candidatos têm até o dia 16 de novembro para enviar as prestações de contas relativas aos dois turnos das eleições.
De acordo com os dados do TSE, até quinta-feira, 3 de outubro, os candidatos já haviam investido R$ 697 milhões em materiais impressos, como panfletos, e R$ 225 milhões em adesivos. Juntos, esses valores representam quase sete vezes o total gasto com impulsionamento digital, que alcançou R$ 143 milhões. Isso ocorre mesmo com o uso massivo de celulares, principal meio de acesso à internet, por cerca de 160 milhões de brasileiros.
Além disso, R$ 10,2 milhões em materiais impressos e R$ 2,2 milhões em adesivos foram pagos via PIX, uma novidade para as eleições municipais, já que o PIX só foi implementado em outubro de 2020.
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A iniciativa oferece capacitações em áreas como Inclusão Digital, Gastronomia, Inteligência Emocional e Empreendedorismo Social, com o objetivo de preparar os participantes para o mercado de trabalho.
No dia 6 de outubro de 2024, Thiago Medina, do Partido Liberal, foi eleito com 10.540 votos. Já Aleff Collins, do Partido Progressista, conseguiu alcançar sete mil votos.
A gestão municipal investiu R$ 833 mil nos trabalhos, beneficiando mais de 100 moradores do Alto da Brasileira
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