Presidente Lula segurando a bandeira de Pernambuco. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), que estará na capital pernambucana neste sábado de Carnaval, 14 de fevereiro, para acompanhar o desfile do tradicional bloco Galo da Madrugada.
Segundo informações publicadas na coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente assistirá ao cortejo no camarote oficial do Galo. O espaço é privado e destinado a convidados e patrocinadores do bloco.
Além da passagem pelo Recife, Lula também cumprirá agenda de Carnaval em Salvador e no Rio de Janeiro, onde acompanhará a programação festiva em camarotes. Na capital baiana, ele ficará no camarote do governo do estado, administrado pelo PT.
Já no Rio, o presidente deve assistir aos desfiles das escolas de samba no domingo (16), diretamente do camarote da Prefeitura na Marquês de Sapucaí.
No fim de janeiro, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco e deputado federal Carlos Veras havia confirmado a presença do presidente no bloco, mas a sua desistência não estava descartada, pois evitaria qualquer gesto que possa ser lido como apoio explícito a um dos principais grupos políticos do estado, especialmente em meio à relação institucional com a governadora Raquel Lyra (PSD) e à proximidade histórica do PT com aliados ligados ao prefeito do Recife, João Campos (PSB).
A leitura predominante é de que o presidente não desejaria escolher lados em um ambiente marcado por disputas locais e por diferentes expectativas de apoio para o futuro.
Ao mesmo tempo, interlocutores avaliam que a governadora Raquel Lyra também prefere manter uma relação institucional sem gestos que possam ser interpretados como alinhamentos antecipados.
O Carnaval de Pernambuco, além de seu caráter cultural, tem forte simbolismo político, especialmente o Galo da Madrugada, que reúne lideranças nacionais, estaduais e municipais e concentra grande visibilidade.
A participação ou não de figuras públicas nesse contexto costuma ser observada com atenção por aliados e adversários.
Em 2026, o Galo da Madrugada prestará homenagem a Dom Helder Câmara, religioso conhecido como o “Dom da Paz”, referência da Teologia da Libertação e figura historicamente ligada às lutas sociais em Pernambuco.
Dom Helder foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz e manteve forte relação com o Recife e com manifestações populares, incluindo o Carnaval, que via como expressão de fé, esperança e identidade coletiva.
A estética do Galo também reforçará esse simbolismo. O traje do personagem trará elementos que dialogam com o Sertão e o litoral pernambucano, com referências ao cangaço, ao sol e à estrela, além do uso de biojoias feitas com conchas marinhas e resíduos de redes de pesca, em alusão à preservação ambiental e aos impactos do descarte irregular de lixo nos mares e manguezais.
2
4
00:54, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+