Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"João Campos, pague o que nos deve!", diz cartaz de protesto dos professores do Recife

Educadores requerem que o prefeito da capital pernambucana realize o repasse de 6,27% referente ao piso salarial de 2025, somados a 12,78% de perdas dos anos anteriores.

22 de abril de 2025 às 22:16   - Atualizado em 23 de abril de 2025 às 00:22

"João Campos, pague o que nos deve!", diz cartaz de protesto dos professores do Recife

"João Campos, pague o que nos deve!", diz cartaz de protesto dos professores do Recife Imagem: Arte Portal de Prefeitura

No que depender do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), o prefeito João Campos (PSB), não deixará de ser cobrado - a não ser que atenda a categoria e pague o reajuste de 6,27% referente ao piso salarial de 2025, somados a 12,78% de perdas dos anos anteriores.

O valor corresponde a correções não repassadas pelo prefeito, atingindo diretamente a remuneração dos professores.

Com o objetivo de pressionar o gestor municipal, o sindicato está com uma campanha na rua e nas redes sociais . De acordo com a instituição que representa a categoria, se o socialista não atender a demanda, a "educação vai parar" no município.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

"Chega de desvalorização da carreira das professoras e professores. Se não valorizar, a educação vai parar. É lei, é direito e dever do prefeito pagar o que deve", reforça o Simpere.

Paralisação

Nesta quarta-feira, 23 de abril, os professores da rede municipal do Recife prometem realizar uma paralisação para reivindicar melhores condições de trabalho.

Segundo publicação feita no perfil oficial do Simpere, o ato acontecerá em frente a Câmara Municipal, a partir das 9h.

No Recife, além das pautas gerais da categoria, os profissionais de ensino também denunciam problemas específicos relacionados à gestão municipal.

Entre as principais críticas a atual gestão, estão o descumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, a demora na realização de mesas de negociação, propostas consideradas insatisfatórias por parte do governo, além da destinação de apenas 1,5% do orçamento municipal para a educação.

O sindicato também aponta que houve um reajuste de apenas R$ 1 no tíquete alimentação e afirma que o Recife possui um dos piores salários "em linha reta do país" para a categoria.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:02, 25 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Operação Controle Paralelo.
Investigação

Operação Controle Paralelo cumpre 20 mandados contra suspeitos de corrupção em presídios de Pernambuco

A operação apura a possível participação de integrantes do grupo em crimes de corrupção, extorsão, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Ato tem como tema "O Calvário das Mulheres: nenhuma cruz a mais".
Mobilização

Vigília no Recife denuncia avanço do feminicídio e cobra proteção às mulheres

Ato acontece nesta terça-feira (25), às 19h, na Praça do Campo Santo, e vai instalar 100 cruzes em memória das mulheres vítimas de feminicídio.

Governadora Raquel Lyra
Compromissos

Raquel Lyra grava conteúdo sobre saúde no Hospital da Restauração; confira agenda completa desta terça (25)

A candidata à reeleição ao Governo de Pernambuco também fará gravações para inserções de rádio durante a tarde, no Recife.

mais notícias

+

Newsletter