Protesto de servidores do Recife. Foto: Reprodução
Cerca de 600 servidores municipais de 28 categorias realizaram, nesta terça-feira, 29 ed abril, uma manifestação nas imediações da Prefeitura do Recife. A mobilização faz parte de uma caminhada em defesa de melhores condições de trabalho e reajuste salarial, após a proposta inicial de apenas 1% de aumento não ter avançado nas negociações.
Apesar de novas rodadas de diálogo estarem previstas, representantes dos trabalhadores afirmam que, até o momento, não houve qualquer melhoria na proposta apresentada pela gestão municipal.
"A gente quer dizer que a prefeitura até agora não melhorou a proposta, hoje teria mais uma rodada de negociação, mas a gente não vai citar que a prefeitura não tem nada para mostrar para o servidor, né? E reconhecer que essa categoria é que faz ele crescer na cidade do Recife. O que a gente quer é que faça a proposta respeitosa e digna para todas as categorias", afirmou Osmar Ricardo, presidente do SINDSEPRE, em entrevista a Tv Jornal.
A gestão do prefeito João Campos (PSB) em Recife tem sido alvo de críticas nos últimos dias. A polêmica surgiu após o chefe do Executivo municipal propor um reajuste de apenas 1% aos servidores públicos da cidade, em meio à greve liderada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Recife, que tem o vereador Osmar Ricardo (PT) como presidente.
A proposta foi recebida com indignação por parte da categoria, que cobra valorização e melhores condições de trabalho.
O anúncio do reajuste mínimo provocou a realização de protestos. Os trabalhadores alegam que a proposta não cobre sequer a inflação do período e consideram o aumento uma afronta à categoria. Além disso, o prefeito também sugeriu um aumento de R$ 1 no vale alimentação.
O clima de insatisfação aumentou após virem à tona informações sobre decisões recentes do prefeito em relação a cargos de confiança e salários da alta cúpula da administração.
Logo após ser reeleito para um novo mandato, João Campos encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que previa um reajuste de 33% nos salários de seus secretários. A proposta foi aprovada pelos vereadores do Recife.
Além do aumento nos salários do alto escalão, o prefeito também ampliou em 25% o número de cargos comissionados e funções gratificadas na estrutura administrativa do município.
Internautas e lideranças sindicais têm usado as redes sociais para denunciar o que consideram incoerência na condução da política de pessoal da prefeitura.
Os protestos vêm ganhando força nas ruas e nas redes. Em frente à sede da Prefeitura do Recife, servidores têm realizado atos com faixas e cartazes que denunciam a desigualdade no tratamento entre o alto escalão e os trabalhadores do serviço público. Entre as palavras de ordem mais repetidas está a cobrança por justiça salarial e respeito à categoria.
2
02:12, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+