Simpere realiza protesto contra João Campos Fotos: Reprodução/ Redes Sociais e Beto Dantas/ Portal de Prefeitura
A greve das professoras e professores da rede municipal do Recife teve adesão total nesta segunda-feira, 12 de maio.
Com as aulas paralisadas em toda a cidade, a categoria segue nas ruas para dialogar com a população e pressionar a Prefeitura a cumprir a Lei do Piso do Magistério, valorizando a carreira docente.
“Apoiar a greve das professoras e professores é lutar por uma educação pública melhor. A nossa mobilização não é apenas por salário, mas por dignidade e por escolas que respeitem estudantes, famílias e trabalhadores”, afirma Jaqueline Dornelas, coordenadora geral do SIMPERE.
Na terça-feira (13), a partir das 8h, a mobilização continua com a ocupação da Câmara dos Vereadores.
A categoria exige que o Legislativo se posicione ao lado dos profissionais da educação e da população, pressionando o prefeito a cumprir a lei e negociar de forma séria com o sindicato.
Já na quarta-feira (14), também às 8h, acontece uma nova assembleia geral, desta vez no pátio da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. A categoria avalia os rumos da greve e delibera sobre os próximos passos da luta.
A greve foi deflagrada na última sexta-feira (9), após a prefeitura apresentar uma proposta de reajuste salarial de apenas 2,45% a partir de maio — bem abaixo dos 6,27% estabelecidos no reajuste do Piso Nacional do Magistério para 2025. A categoria também cobra a reparação das perdas salariais acumuladas e melhores condições de trabalho nas escolas.
“O pagamento do piso não é um favor, é um direito. A gestão precisa sair da propaganda e encarar a realidade das escolas e da categoria. O SIMPERE está pronto para dialogar, mas não vai recuar diante do desrespeito”, reforça Anna Davi, coordenadora geral do sindicato.
O SIMPERE convida toda a população a se somar a essa luta em defesa de uma educação pública de qualidade e respeito às trabalhadoras e trabalhadores da educação.
2
3
01:55, 12 Jul
22
°c
Fonte: OpenWeather
Teatro, música, exposições e a Fenearte movimentam o Recife com opções culturais para todos os públicos.
As operações contarão com bloqueios, desvios e a presença de 160 agentes e orientadores distribuídos nos locais das provas.
CTTU mobiliza 160 agentes para garantir segurança em corridas no Arruda, parques e avenidas do Recife.
mais notícias
+