Cinco atrações vão fazer parte do evento da subida da alegoria de 32 metros, na Ponte Duarte Coelho.
26 de fevereiro de 2025 às 14:05 - Atualizado às 14:33
Galo da Madrugada na Ponte Duarte Coelho, no Recife Foto: Divulgação/ Diego Nigro da PCR
Com o tema “Galo Cidadão Ecológico” que tem a assinatura do multiartista Leopoldo Nóbrega e da designer e produtora executiva de Germana Xavier, a alegoria gigante da Ponte Duarte Coelho ficará de pé na noite desta quarta-feira, a partir das 18h30.
Cinco atrações vão fazer parte do evento da subida do Galo, a partir das 18h: Bloco das Ilusões, Tribo de Caboclinhos Tupi, Clarins de Momo, Orquestra Veneza Brasileira e a Companhia Luden de Dança.
Entre as novidades deste ano, a alegoria cresce 5 metros, alcançando 32 metros de altura, com mensagens de respeito e deferência à inclusão da população neurodivergente (pessoas com TEA), saudando o meio ambiente, através dos Jardins Históricos do Recife de Burle Marx a seus pés, homenageando os catadores de lixo como protagonistas da educação ambiental e prestando homenagens a manifestações culturais e agremiações carnavalescas presentes no ciclo momesco do Recife: o Frevo, os Maracatus de Baque Solto e os brinquedos de La Ursa – que remetem ao legado dos povos ciganos em Pernambuco, motivo pelo qual o galo, este ano, usa um anel Romani em uma de suas asas.
O “Galo Cidadão Ecológico” será 100% reciclável e a escultura permanecerá na ponte até 9 de março, domingo seguinte à Quarta de Cinzas.
A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico traz um mix de tons quentes que revisitam o frevo e manifestações de brinquedos carnavalescos. Assim, o branco, verde, amarelo, o azul e o vermelho, presentes em sombrinhas de frevo, nos brinquedos da La Ursa, bem como nas golas de Maracatu Rural vestem a alegoria.
As asas, revestidas de azul, fazem menção à cor alusiva à população autista, que também será rememorada no colar de quebra-cabeças, identificação mundial para pessoas com autismo. As cores utilizadas estão presentes na sombrinha do frevo e também sintonizam com a bandeira de Pernambuco.
Os pés do Galo Cidadão Ecológico ganham sandálias no estilo Muxarabi (com amarrações nos ‘tornozelos’) feitas de pneus reciclados. Nos pés, o Galo contará com um inédito jardim cenográfico upcycle com cerca de 100 flores confeccionadas com materiais descartados como lonas e cortinas.
O jardim gigante é inspirado na obra do paisagista Burle Marx e sua contribuição para os jardins urbanos como espaço de arte e presentes no Recife.
O estilo alegórico do design que veste a alegoria é inspirado no pontilhismo armorial dos bordados que adornam os maracatus de Baque Solto, típicos da Zona da Mata Norte de Pernambuco.
O figurino buscou um design paramétrico, termo utilizado para codificação matemática das formas geométricas através de programas de computador, em um mapeamento 3D, que ajudará no posicionamento exato de milhares de garrafas que revestiram a escultura.
2
21:11, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+