12 de fevereiro de 2025 às 16:33 - Atualizado às 16:42
SDS realiza ação nas avenidas em parceria com orgãos municipais no percursso do Galo da Madrugada. Foto: SDS/PE
A Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas (polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil) realizaram, na manhã da última terça-feira, 11 de fevereiro, uma vistoria por todo o percurso do desfile do Galo da Madrugada. A vistoria foi feita juntamente com órgãos da Prefeitura do Recife e da companhia Neoenergia.
A inspeção do trajeto do bloco, que acontece no dia 1º de março, é um procedimento essencial realizado antes do desfile. Esse processo é feito para garantir a segurança dos foliões e minimizar riscos durante o evento.
Ao longo do percurso vistoriado, por exemplo, as operativas da SDS verificam cuidadosamente a existência de buracos e entulhos ao longo das vias que compõem o trajeto do desfile. Além disso, foram observadas obras inacabadas em montagens dos camarotes. Isso exige atenção redobrada.
Da mesma forma, também são analisadas as condições das marquises dos prédios, a iluminação, o trânsito, a largura de acesso de ruas e avenidas, bem como a altura das fiações elétricas. Ademais, toda a estrutura de segurança que será colocada é avaliada. Tudo para garantir que esteja dentro dos padrões necessários.
Desde novembro de 2018, o Grupo de Trabalho do Carnaval na SDS se reúne regularmente com representantes das agremiações do Recife e demais cidades da RMR. Eles alinham o planejamento e as estratégias do Carnaval.
Nesse sentido, a equipe identifica anualmente possíveis pontos críticos ao longo dos cerca de 6 km do trajeto. Dessa maneira, os órgãos responsáveis podem saná-los a tempo e garantir a segurança dos foliões no desfile do Sábado de Zé Pereira.
Por fim, esta primeira vistoria permitiu que todos os órgãos analisassem a situação do território e levantassem os principais pontos críticos envolvidos. Assim, eles facilitam a adoção de medidas preventivas eficazes.
Sendo assim, as equipes planejam as ações e, posteriormente, executam as medidas específicas em parceria com cada secretaria ou órgão,” afirmou o tenente-coronel da PM Hélio Santos. Ele é gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS.
Na última terça-feira, 11 de fevereiro, as equipes percorreram a pé as ruas e avenidas que compõem o trajeto do maior bloco do mundo. O percurso terminou na Rua do Imperador.
Fala do vice-presidente do Galo
“Fizemos uma vistoria detalhada em todo o percurso a fim de identificar pontos de melhorias. Com isso, mitigar o risco de qualquer problema no desfile. Identificados os problemas, cada órgão competente recebe suas respectivas tarefas a serem realizadas antes do Carnaval”, explica Rodrigo Menezes.
Ao todo, são realizadas três vistorias até o desfile do Galo. Para Rodrigo, esse trabalho de fiscalização da SDS e dos demais órgãos é fundamental para garantir a segurança do desfile.
“Às vésperas do Carnaval, faremos mais duas vistorias. As ações serão realizadas uma a pé e outra em um trio elétrico para verificar se foram resolvidos os problemas identificados na primeira,” finaliza o vice-presidente da agremiação.
Participaram da vistoria, que parte da sede do Galo, no bairro de São José, representantes de órgãos como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Neoenergia, Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) e Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Também a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Segurança Cidadã (Prefeitura do Recife), empresas de telecomunicações, entre outros.
O Galo da Madrugada ostenta o título de maior agremiação de Carnaval do mundo. Em 2025, o bloco apresenta o tema "Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval" e destaca as tradições regionais.
O desfile valoriza diversas expressões culturais, como os Caretas de Triunfo, as Caiporas de Pesqueira, os Papangus de Bezerros, o Caboclo de Lança de Nazaré da Mata e a La Ursa.
1
3
4
14:17, 20 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
Essa contradição evidencia a urgência de políticas públicas que promovam o uso social da propriedade e o enfrentamento da especulação imobiliária.
O parlamentar afirmou que a sua mãe, a missionária Michele Collins, já havia alertado sobre essa realidade na capital pernambucana.
De acordo com testemunhas, o supeito estaria se envolvendo com a enteada da vítima, o que gerou o conflito.
mais notícias
+