Com início pontualmente às 9h, o desfile começa no Forte das Cinco Pontas tradicional ponto de concentração do bloco e segue por um percurso de cerca de 6,5 km.
Galo da Madrugada. (Arte: Divulgação)
O Sábado de Zé Pereira se aproxima e, com ele, o momento de o maior bloco do mundo realizar mais um carnaval de rua histórico nas ruas do Recife.
Mais que folia e alegria, o Galo da Madrugada quer também transmitir aos foliões a importância da preservação do planeta.
Com o tema “Frevo no Planeta Galo”, a agremiação reforça seu compromisso com práticas sustentáveis e pretende unir, neste sábado (14), frevo e responsabilidade ambiental em uma festa para mais de 2,5 milhões de brincantes, espalhados ao longo dos 6,5 km de percurso do desfile.
“É uma responsabilidade de todos nós cuidar do nosso planeta, da nossa fauna, flora, rios e mares, do meio ambiente como um todo. E queremos, neste sábado, nessa linda e gigantesca festa de rua, passar essa mensagem e dividir essa responsabilidade com nossos mais de dois milhões e meio de foliões. Todos estão convidados para essa grande celebração, embalada com muito frevo no Planeta Galo”, afirma Rômulo Meneses, presidente da agremiação.
Com início pontualmente às 9h, o desfile começa no Forte das Cinco Pontas — tradicional ponto de concentração do bloco — e segue por um percurso de cerca de 6,5 km.
Seis alegorias e 30 trios elétricos percorrem vias do Centro do Recife, como Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol, em uma festa com duração aproximada de nove horas.
“Todo ano realizamos, em parceria com órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CTTU, Guarda Municipal do Recife, Neoenergia, Emlurb e empresas de telecomunicações, uma força-tarefa com vistorias ao longo de todo o percurso do Galo, a fim de verificarmos, com antecedência, pontos de melhoria e garantir um desfile seguro para todos”, reforça Rodrigo Menezes, vice-presidente do Galo.
O bloco irá mobilizar, para este sábado, um efetivo de 2,5 mil seguranças privados e 200 diretores no apoio aos 30 trios e alegorias, além de mais de 100 profissionais de saúde, divididos em cinco postos de atendimento e 10 ambulâncias/UTIs móveis.
“Tudo isso, além do apoio do Estado, do município e do Governo Federal, que se somam a nós neste trabalho para garantir segurança e assistência, caso necessário, aos foliões. Contamos com equipes do Samu, polícias Civil e Militar, Tribunal de Justiça, Guarda Municipal, CTTU, Emlurb, entre outros, em uma operação conjunta considerada referência em nível nacional”, afirma Rodrigo.
Entre os artistas presentes no desfile deste ano estão nomes consagrados do carnaval pernambucano, como Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Gustavo Travassos, Nonô Germano, Michelle Melo, Bia Villa-Chan e os maestros Spok e Forró.
“Temos entre nossos maiores compromissos a valorização dos nossos ritmos, como o frevo, o maracatu, o caboclinho e, mais recentemente, o brega, bem como, evidentemente, dos nossos artistas locais. Eles são presenças constantes e anfitriões da festa e trazem, alguns deles, convidados de outras partes do país em seus trios”, explica Rômulo.
Ícones do brega e referências da música pernambucana em nível nacional, as cantoras Raphaela Santos — em sua estreia no Galo — e Priscila Senna também marcam presença nos trios, assim como a paraibana e já veterana no bloco Elba Ramalho.
“O sentimento é de muita alegria, aquele friozinho na barriga, ansiedade, mas estou muito feliz de poder cantar no maior bloco do mundo. Vai rolar muito bregão, muito frevo, um pouco de tudo dessa nossa cultura. Tenho certeza de que vai ser lindo demais”, afirma Raphaela Santos.
O Camarote Oficial do Galo, localizado na Praça Sérgio Loreto, chega este ano com o tema “Embarque na nossa nave para o Planeta Galo” e recebe nomes como Roberta Miranda, Chico César, Natascha Falcão, Lula Queiroga e Silvério Pessoa. Alguns deles farão os tradicionais duetos com as atrações dos trios elétricos. O espaço também contará com shows musicais sob o comando de Charles Theone e Luciano Magno.
Além de exaltar o meio ambiente e as práticas sustentáveis, o desfile deste sábado também irá homenagear o músico Marcelo Melo, fundador do Quinteto Violado e único remanescente da formação original do grupo.
O cantor, compositor e violinista completa, no próximo dia 12, 80 anos e virá no carro abre-alas do Galo. Com mais de meio século de trajetória, a banda também integra o time de artistas que irão comandar os trios elétricos do espetáculo de rua.
“Faremos uma homenagem a esse ícone da música pernambucana e nordestina, pelos seus 80 anos, mais de 50 deles em atuação nesse grupo musical excepcional, com repercussão local, nacional e até internacional”, pontua Meneses.
20:34, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+