Pernambuco, 01 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Forças de Segurança intensificam ações e alcançam reduções nas criminalidades no Recife, diz SDS

Segundo o órgão, de janeiro a julho, os principais indicadores caíram de forma significativa, com destaque para os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) e os assaltos a ônibus.

Ricardo Lélis

28 de julho de 2025 às 20:43   - Atualizado às 20:54

Agentes da Polícia Militar de Pernambuco.

Agentes da Polícia Militar de Pernambuco. Fotos: Divulgação/ SDS

A Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), que conta com a atuação do 11º Batalhão da Polícia Militar e abrange bairros da Zona Norte do Recife, como Apipucos, Casa Forte, Jaqueira, Poço da Panela, Nova Descoberta e Casa Amarela, vem apresentando avanços consistentes na redução da criminalidade ao longo de 2025.

De janeiro a julho, os principais indicadores de violência caíram de forma significativa, com destaque para os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) e os assaltos a ônibus.

No primeiro semestre deste ano, o número de homicídios registrou queda de 5% em comparação ao mesmo período de 2024, com redução ainda mais expressiva de 25,4% no primeiro trimestre. As tentativas de homicídio também diminuíram de forma acentuada: 37,8% a menos entre janeiro e março.

Em relação aos CVPs, a AIS 5 contabilizou uma redução de 13,4% no primeiro semestre. A queda foi contínua ao longo dos trimestres: 11,8% no primeiro e 14,98% no segundo. Já em julho, o índice vem mantendo a tendência de redução, com uma queda de 11% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Um dos resultados que vem mais sendo expressivos, é o registro de zero ocorrências de assalto a ônibus em julho, frente a dez casos registrados no mesmo mês de 2024.

Veja Também

No acumulado do ano, a queda nesse tipo de crime chega a 68,2%. Bairros como Jaqueira, Casa Amarela e Poço da Panela também se destacam, com reduções superiores a 50% nos roubos.

“A atuação integrada das polícias na AIS 5 tem sido determinante para a redução dos índices de violência. Com operações estratégicas e foco na desarticulação de grupos criminosos, estamos conseguindo ampliar a presença policial com ações como Alvorada, Casa Forte Segura, Guardião e Impacto Integrado, esta última intensificando o policiamento entre sexta e segunda-feira, com reforço de equipes do GATI e de Grupamentos Táticos”, afirmou o tenente-coronel PM Vasconcelos, comandante do 11º BPM.

As ações operacionais têm resultado em prisões qualificadas e apreensões relevantes. Só no mês de julho, nove armas de fogo foram retiradas de circulação, todas relacionadas ao tráfico de drogas e a crimes contra a vida.

“Através de mandados de prisão, apreensões e operações integradas com a Polícia Militar, temos avançado no enfrentamento ao tráfico e na elucidação de homicídios. Nossa prioridade é oferecer uma resposta rápida e qualificada à população, com inteligência, técnica e compromisso com a redução da violência nos bairros da nossa área de atuação”, destacou a delegada Bárbara Fort, titular da 5ª Seccional da Polícia Civil, sediada em Apipucos.

Segurança em Casa Forte

Diante dos recentes relatos de assaltos em Casa Forte, representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil se reuniram com lideranças comunitárias da região, incluindo o padre Fábio Paz, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

A Polícia Militar vem redimensionando o policiamento na área, além da intensificação de operações nos pontos sensíveis pontuados. A Polícia Civil também reforça a investigação dos casos denunciados, com o objetivo de localizar e responsabilizar os envolvidos.

A SDS reforça a importância do registro do Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, essencial para orientar as ações de segurança.

Denúncias podem ser feitas pela Delegacia pela Internet (servicos.sds.pe.gov.br/delegacia) ou em qualquer delegacia da Polícia Civil. E agora, a população conta, também, com plataforma digital da Ouvidoria da SDS, Denúncia Interativa, pelo site: https://www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br/

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:00, 01 Abr

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

SIMPERE acusa João Campos de calote dos precatórios e classifica manobra como ilegal e imoral.
Educação

Prefeito João Campos deixa prefeitura sem realizar o pagamento dos precatórios aos professores

O SIMPERE afirma que os recursos referentes aos juros dos precatórios já estão em conta há 137 dias. Segundo a entidade.

Igarassu alcança 75% de crianças alfabetizadas
Educação

Igarassu alcança 75% de crianças alfabetizadas e supera média nacional do MEC

O resultado coloca, mais uma vez, a cidade no segundo lugar da Região Metropolitana do Recife (RMR), mas o destaque foi o salto nos índices, de 66,97% em 2024 para o patamar atual.

Prefeito do Recife João Campos
Educação

Gestão João Campos encerra março com entrega de apenas 2,4% dos novos uniformes escolares

Prefeitura do Recife registra forte atraso na entrega de fardamentos e kits escolares em 2026. Dados do TCE apontam que menos de 3% dos uniformes chegaram à rede.

mais notícias

+

Newsletter