Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Famílias do Cordeiro são pegas de surpresa por projeto que prevê mais de 100 desapropriações

As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2026, mas, até agora, o que predomina entre os moradores é a incerteza e medo de perder suas casas.

Fernanda Diniz

06 de novembro de 2025 às 18:25   - Atualizado às 18:51

Projeto da nova ponte Casa ForteCordeiro.

Projeto da nova ponte Casa ForteCordeiro. Foto: Reprodução/Marco Zero Conteúdo

O anúncio do projeto da nova ponte Casa Forte–Cordeiro, apresentado pela Prefeitura do Recife na noite de terça-feira, pegou de surpresa os moradores da Zona Oeste da cidade. 

Com a licitação em andamento e o pregão marcado para 4 de dezembro, o plano prevê 107 desapropriações apenas para a estrutura da ponte, todas no bairro do Cordeiro, gerando apreensão e indignação na comunidade, segundo o site Marco Zero Conteúdo.

De acordo com a Autarquia de Urbanização do Recife (URB), o projeto ainda prevê 32 desapropriações adicionais para a implantação do sistema viário no entorno, sendo 9 totais, 10 parciais e 13 recuos de muro. Já do lado de Santana, na Zona Norte, o impacto será muito menor: 3 desapropriações totais, 3 parciais e 5 recuos de muro.

A diferença entre os dois lados levanta questionamentos sobre os critérios adotados pela gestão municipal. Moradores do Cordeiro afirmam que não houve diálogo nem reuniões públicas para apresentar o projeto, e que as informações sobre as desapropriações foram descobertas por acaso, durante a apresentação realizada em Santana.

A situação é agravada pela falta de regularização fundiária: muitas famílias possuem apenas contratos de compra e venda, sem escritura definitiva, o que pode reduzir o valor das indenizações.

Veja Também

A URB informou que as famílias terão duas opções, indenização ou realocação no habitacional Caiçara, que está sendo construído no próprio bairro, proposta que não agrada aos moradores.

Durante a reunião em Santana, moradores sugeriram que as famílias afetadas fossem realocadas dentro da própria comunidade, em terrenos públicos desocupados há anos. A prefeitura afirmou que uma equipe de assistência social deve visitar os imóveis afetados para conversar individualmente com cada morador, mas não detalhou quando nem como será conduzido o processo de desapropriação.

A ponte Casa Forte–Cordeiro faz parte da chamada terceira perimetral do Recife, um corredor viário planejado desde a década de 1980 para melhorar o acesso entre as zonas Norte, Oeste e Sul da cidade.

As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2026, mas, até agora, o que predomina entre os moradores do Cordeiro é incerteza e medo de perder suas casas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:20, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Carnaval Recife e Olinda.
Preparo

Como aproveitar o sábado de Carnaval em Recife e Olinda: guia de dicas para foliões

Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.

mais notícias

+

Newsletter