Pernambuco, 11 de Dezembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Iphan paralisa obras irregulares no Parque da Jaqueira por falta de licença

De acordo com o Iphan, a concessionária Viva Parques, que administra o Parque da Jaqueira desde 10 de março deste ano, não deu entrada no pedido de licença.

Fernanda Diniz

06 de novembro de 2025 às 17:50   - Atualizado às 17:51

Parque da Jaqueira.

Parque da Jaqueira. Foto: Divulgação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou, na manhã da última quarta-feira, 5 de novembro, as obras em andamento no Parque da Jaqueira, na zona norte do Recife. A decisão ocorreu após técnicos do órgão constatarem que as intervenções estavam sendo realizadas sem a aprovação prévia do projeto de intervenção, exigida por lei. As informações foram divulgadas pelo site Marco Zero Conteúdo. 

Em nota enviada à Marco Zero, o Iphan informou que irá solicitar formalmente à concessionária responsável a apresentação da documentação necessária para análise e regularização da situação.

O embargo se fundamenta na legislação federal de proteção ao patrimônio, pois a Capela de Nossa Senhora da Conceição da Jaqueira é tombada em nível federal. Dessa forma, qualquer intervenção em seu entorno, incluindo construções, reformas ou instalação de publicidade, só pode ocorrer mediante autorização prévia do órgão responsável.

De acordo com o Iphan, a concessionária Viva Parques, que administra o Parque da Jaqueira desde 10 de março deste ano, não deu entrada no pedido de licença. A empresa privada venceu a licitação realizada pela Prefeitura do Recife e assumiu a gestão de quatro parques da cidade por um período de 30 anos.

Desde o início da concessão, diversas modificações vêm sendo realizadas no espaço, como a instalação de painéis luminosos de propaganda, máquinas de venda de bebidas, trailers de cafeterias e um bicicletário. A principal intervenção, no entanto, é a construção de uma pista de pumptrack, destinada ao uso de bicicletas, skates e patinetes. Para erguer a estrutura, a concessionária derrubou a área de escadarias próxima à Avenida Rui Barbosa e cercou parte do parque com tapumes.

Veja Também

O projeto da empresa também prevê a demolição da tradicional pista de bicicross, existente há mais de 40 anos, para dar lugar à construção de restaurantes e novos equipamentos esportivos.

Com o embargo, as obras devem permanecer paralisadas até que o Iphan receba e avalie a documentação exigida, definindo se o projeto poderá ou não ser autorizado.
 

Confira notas enviadas ao Marco Zero Conteúdo: 

Confira a nota completa do Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) esclarece que não recebeu o projeto de intervenção referente às obras no Parque da Jaqueira, em Recife (PE), entorno da Capela de Nossa Senhora da Conceição da Jaqueira, tombada em nível federal.

Na manhã desta quarta-feira (5) o Iphan realizou visita técnica no local e constatou a realização de obras em andamento sem devida aprovação do projeto de intervenção. Dessa forma, obedecendo o art. 7º da Portaria IPHAN 187/2010 e o Decreto Lei 25/1937, realizou o embargo da obra e irá solicitar formalmente à empresa a apresentação da documentação necessária.

Ressalta-se que intervenções em imóveis e espaços em área de entorno de bens tombados devem ser feitas mediante a análise e autorização prévia do Iphan.

Confira a nota conjunta da Viva Parques e da Prefeitura do Recife
 

Prefeitura do Recife esclarece que as intervenções seguem as regras estipuladas em licenciamento muncipal, conforme legislação vigente. A gestão municipal e a Viva Parques esclarecem que, até então não foram notificadas pelo IPHAN. Importante frisar que a obra não está embargada e que, mesmo assim, aguardará as orientações do órgão e seguirão suas instruções. A Prefeirura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, bem como a Viva Parques, ficam à disposição do IPHAN para qualquer esclarecimento.

Com informações do Marco Zero Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:57, 11 Dez

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

CTTU altera trânsito no Recife Antigo.
Tráfego

CTTU altera trânsito no Recife Antigo devido ao Festival Pernambuco Meu País Verão; veja mudanças

Promovido pelo Governo do Estado, o evento musical, que será realizado de sexta-feira, 12, até domingo, 14, provocará a interdição de diversas vias no bairro.

Terminal Cais de Santa Rita terá mudanças.
Alteração

Terminal Cais de Santa Rita terá mudanças no acesso e circulação de ônibus; veja quando começa

As medidas contemplam linhas regulares e linhas bacurau, reorganizando acessos, itinerários e paradas seletivas em um dos mais movimentados terminais da Região Metropolitana do Recife.

Simpere cobra prefeito João Campos.
Recife

SIMPERE cita calote na gestão João Campos, no período de Natal, por não pagar abono salarial

Sindicato reforça que segue mobilizado, dentro e fora da prefeitura, para garantir que cada professor(a) receba o que é devido.

mais notícias

+

Newsletter