Empresa privada que assumirá Parque da Jaqueira vai demolir pista de bicicross. Foto: Divulgação
A pista de bicicross do Parque da Jaqueira, existente há 40 anos, será demolida para ser construído um restaurante e novas áreas de lazer. Sendo assim, a decisão partiu da Viva Parques, empresa privada que assumirá a gestão do local no dia 10 de março. A concessão, válida por 30 anos, inclui também os parques Santana, Apipucos e Dona Lindu.
De acordo com o Marco Zero Conteúdo, a retirada da pista causou indignação entre frequentadores, que organizaram um abaixo-assinado para tentar impedir a mudança.
Diante disso, a entidade encaminhou o documento ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), argumentando que o Parque da Jaqueira se trata de uma Unidade de Conservação de Paisagem e que a estrutura desempenha uma função social ao oferecer um espaço gratuito para a prática esportiva.
Por outro lado, a Viva Parques afirmou, em nota enviada ao Marco Zero Conteúdo, que tomou a decisão com base em pesquisas “quantitativas e qualitativas” realizadas em agosto de 2024. No entanto, ainda segundo o blog, a empresa não divulgou os dados.
No local, a empresa vai construir brinquedos infantis, áreas de contemplação, uma quadra poliesportiva e estabelecimentos gastronômicos.
A Viva do Brasil, responsável pela gestão de quatro parques urbanos no Recife, incluindo o da Jaqueira, informa que os praticantes de BMX continuarão contando com uma área específica para a prática do esporte, localizada no Parque Santana, a apenas um quilômetro da atual. A concessionária irá dialogar com a comunidade BMX para formatar futuras parcerias.
Já a pista da Jaqueira cederá espaço para brinquedos infantis, áreas de contemplação, uma quadra poliesportiva e operações gastronômicas. A decisão atende a demanda dos frequentadores e foi fundamentada em pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas no parque, em agosto do ano passado.
A partir desta segunda-feira, 10 de março, a Viva do Brasil assume a gestão dos parques da Jaqueira, Santana, Apipucos e Dona Lindu, com a proposta de melhorar significativamente a experiência das pessoas que frequentam esses espaços públicos. A meta da concessionária é investir em tecnologia, lazer, ampliação das áreas verdes, cultura e esportes, explorando a vocação natural de cada unidade. O acesso da população permanecerá gratuito e os parques continuam propriedade da Prefeitura do Recife e dos recifenses.
As mudanças irão acontecer ao longo dos próximos dois anos e receberão investimentos da ordem de R$ 100 milhões. Agora, na fase de transição, o foco da Viva será na zeladoria e segurança dos parques. A empresa montou uma força-tarefa para fazer os reparos mais urgentes nas quatro unidades, melhorias nos banheiros, limpeza, manutenção de brinquedos e equipamentos, entre outras ações. Na mesma linha, também está investindo na instalação de câmeras de monitoramento e contratação de segurança profissional.
2
4
09:20, 09 Jul
26
°c
Fonte: OpenWeather
Na comparação dos valores da cesta entre junho do ano passado e junho de 2025, quase todas as capitais tiveram aumentos de preço.
A vítima estava dormindo dentro do escritório do estacionamento que administra quando foi surpreendido pelos bandidos.
A qualidade de vida em Recife é impactada por problemas como saneamento básico deficiente, insegurança, desigualdade social e dificuldade de acesso a serviços públicos essenciais.
mais notícias
+