Vereador do Recife Eduardo Moura. Foto: Reprodução-/Redes sociais
A população em situação de rua no Recife registrou um crescimento alarmante de 166% entre os anos de 2019 e 2025, conforme mostram dados oficiais e pesquisas recentes.
Diante disso, o vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), foi às ruas em busca de conversar e ver de perto a situação das pessoas que estão vivendo nas ruas da capital pernambucana. (Veja vídeo abaixo)
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o parlamentar visitou pontos conhecidos por concentrarem pessoas em situação de rua, como a Avenida Domingos Ferreira e a Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, ambas no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
Durante uma noite de andanças pelo bairro, Eduardo conversou com algumas dessas pessoas. Em seu registro, o vereador relatou que havia muitos indivíduos com transtornos mentais, e que muitos até possuem uma casa, mas acabam perdendo seus lares por não conseguirem lidar com suas condições de saúde mental.
Além disso, Eduardo Moura destacou falhas na gestão atual da Prefeitura do Recife, comandada pelo prefeito João Campos (PSB), por não oferecer políticas públicas adequadas de apoio a essas pessoas.
“Basicamente, a conversa é sem pé nem cabeça, dizendo que é da Interpol, não sei o quê, uma coisa assim. Tem muito morador, muita gente que está na rua, com problema mental, não tem para onde ir, não tem onde ser internado, não tem onde ser tratado, e acaba vindo para a rua. A família, às vezes, não quer. E aí tem casa, mas está na rua”, disse o vereador.
Veja vídeo abaixo:
O dado mais recente, divulgado em março de 2025 pelo Cadastro Único e compilado pelo Observatório das Populações em Situação de Rua da UFMG, indica que o número de pessoas em situação de rua já ultrapassa a marca de 3.725, quase o triplo do registrado em 2019.
Esse salto de 166% em seis anos evidencia o agravamento estrutural da vulnerabilidade social na capital pernambucana, impulsionado por fatores como crise econômica, desemprego, baixa escolaridade e rupturas familiares. A maioria das pessoas em situação de rua no Recife é formada por homens entre 18 e 59 anos, autodeclarados pretos ou pardos, que enfrentam condições precárias de vida.
3
17:03, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.
mais notícias
+