Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura denuncia farmácia sem condições adequadas e consultório sem dentistas na USF Vietnã

Durante a visita do vereador, foram identificados problemas estruturais, falta de manutenção e relatos de pacientes sobre a precariedade do atendimento oferecido.

Ricardo Lélis

27 de agosto de 2025 às 16:30   - Atualizado às 16:30

Vereador Eduardo Moura na USF Vietnã

Vereador Eduardo Moura na USF Vietnã Foto: Divulgação

O vereador Eduardo Moura (Novo) realizou, nesta quarta-feira, 27 de agosto, a fiscalização na Unidade de Saúde da Família (USF) do Vietnã, localizada no bairro dos Torrões, Zona Oeste do Recife.

Durante a visita, foram identificados problemas estruturais, falta de manutenção e relatos de pacientes sobre a precariedade do atendimento oferecido.

O posto atende a população em completo descaso: lixo nas ruas, mato alto, muro rachado e escuridão. Pacientes relatam que precisam chegar à unidade antes das 5h da manhã para conseguir ficha e medicamentos.

Enquanto aguardam a abertura do posto, ficam expostos nas calçadas, tornando-se alvo de assaltos. Muitos já tiveram seus celulares roubados durante a espera.

Dona Inês, 86 anos, tinha dificuldade para marcar consulta com clínico, mas após a intervenção do vereador Eduardo Moura, foi atendida rapidamente.

Veja Também

Outra paciente também relatou a angústia da espera por uma endoscopia, aguarda marcação desde o ano passado e por fim, uma mulher que espera há três anos por um atendimento ginecológico. 

Usuários também revelam a falta de remédios como: o xarope Percof e o Clonazepam, usado para tratar crises de ansiedade, pânico e epilepsia. A situação ainda se agrava quando o caso é de medicação controlada. A unidade enfrenta escassez de receitas azuis. 

Outro problema identificado pelo parlamentar é na farmácia da unidade, que funciona como uma despensa improvisada, sem qualquer condição adequada para o armazenamento de medicamentos.

As caixas ficam expostas em ambiente sem controle de temperatura, o que compromete a eficácia e a segurança terapêutica dos remédios.

Também foi constatado durante a fiscalização, a existência de um consultório odontológico, aparentemente abastecido e apropriado, mas sem a presença de dentistas, transformando o equipamento em um espaço ocioso.

A unidade conta com duas profissionais, onde uma está de licença e outra encontra-se em atendimento externo, e sem substituição temporária na unidade.

Durante a fiscalização, o parlamentar foi comunicado pela gestão da unidade e responsável pelo Distrito Sanitário IV, que o consultório estava em atendimento, mas logo em seguida foi desvendado que na sala não havia ninguém. Enquanto isso, pacientes acumulam reclamações, pagam o preço do descaso e contabilizam viagens perdidas. 

“O que vimos hoje aqui é a falta de compromisso da gestão do PSB com as pessoas. Vamos cobrar providências da Prefeitura do Recife, do MPPE, do MPF e dos órgãos competentes. Encontrei aqui extintores vencidos desde 2014, entre outras denúncias”, disse o vereador Eduardo Moura, que também acrescentou que seguirá firme nas fiscalizações da saúde e demais equipamentos públicos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:58, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter