Vereador Eduardo Moura. Foto: Reprodução
O vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), conversou com o Portal de Prefeitura na última quinta-feira (7) sobre uma série de vídeos publicados em suas redes sociais, nos quais mostra a realidade de pessoas em situação de rua e usuários de drogas no centro da capital pernambucana. (Veja vídeo abaixo)
O parlamentar visitou pontos conhecidos por serem mais vazios e com concentração de vulneráveis, registrando cenas como bocas de fumo a céu aberto, famílias inteiras nas ruas e crianças em situação de risco. Ao todo, as gravações foram divididas em nove partes, publicadas em sequência nas redes sociais.
Vídeo:
Segundo Moura, a imersão durou oito noites, sempre à noite ou de madrugada, horários em que “de verdade, os moradores de rua que estão dormindo na rua estão lá, pra mostrar essa realidade. Uma realidade que a maioria das pessoas não vê naquela hora”.
O vereador afirma que buscou se aproximar sem chamar atenção, adotando roupas simples e sem segurança.
“Eu fui de bermuda, camisa normal, sandália, e fui sentar no chão com eles. A gente viu a realidade como ela é”, relatou.
Durante as conversas, o parlamentar disse ter identificado um padrão preocupante:
“Cem por cento dos moradores de rua que eu conversei estão na rua por conta do crack. Não é de qualquer droga, é do crack. Apenas dois disseram que não sairiam da rua porque não sabem viver em outro canto. Todos os outros afirmaram que deixariam as ruas se tivessem onde se tratar do vício”.
Moura também destacou que viveu momentos de tensão durante as visitas.
“Teve boca de fumo, gente com faca, assalto do meu lado, tentativa de assalto comigo. Tudo que já se viu, se passa quando você está na rua de madrugada”, disse.
Para ele, a principal solução é ampliar o acesso ao tratamento.
“Quando você tratar o viciado em internação compulsória, em clínicas boas e gratuitas, vai tirar essas pessoas das ruas e devolver dignidade a elas. E também vai dar dignidade ao povo de não ser assaltado, esfaqueado ou morto por um viciado”, defendeu.
O vereador estima que “80% dos crimes praticados em Pernambuco, na Região Metropolitana, são por conta da droga. Sejam eles tráfico, furto, assalto, latrocínio”.
E concluiu: “A tentativa foi mostrar a realidade, me colocando nela. Espero ter conseguido fazer isso”.
2
4
16:06, 04 Ago
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidatoa presidente pelo PL tem até o dia 15 de agosto para registrar oficialmente o seu nome escolhido.
A reunião acontecerá às 15h, em um escritório no Recife, e marcará a formalização da aliança entre as duas lideranças.
Segundo um dos fundadores, o associação reúne atualmente cerca de 3 mil integrantes. O grupo acredita que essa base poderá contribuir no pleito deste ano.
mais notícias
+