Trânsito de Recife. Foto: João Velozo/Esp DP
O trânsito do Recife enfrentará um aumento no fluxo de veículos com o retorno das atividades escolares no final de janeiro. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estima que o acréscimo será de aproximadamente 25%, intensificando ainda mais a já complicada mobilidade da capital pernambucana.
Segundo a Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana de 2024, Recife lidera o ranking das cidades brasileiras com o pior trânsito, superando até mesmo metrópoles como São Paulo.
Diante desse cenário, a CTTU anunciou uma operação especial, que terá início na próxima segunda-feira, 27 de janeiro, para minimizar os impactos no tráfego e promover mais segurança viária, especialmente nas áreas escolares.
A estratégia envolve ações educativas, de fiscalização e de engenharia de trânsito, com foco em pedestres, ciclistas e motoristas. Além disso, haverá atividades lúdicas destinadas às crianças, com o objetivo de conscientizar sobre boas práticas no trânsito.
No âmbito da engenharia, a operação prevê a manutenção da sinalização em 25 áreas ao redor de escolas espalhadas pela cidade. Locais com maior fluxo de ciclistas também receberão novos paraciclos, buscando incentivar o uso de bicicletas. A presença de agentes será reforçada em bairros com alta concentração de unidades de ensino, como Boa Viagem, Graças, Espinheiro, Estância e Várzea.
Enquanto isso, obras em pontos estratégicos da cidade continuam a causar transtornos aos motoristas. A Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, segue com intervenções no sistema de drenagem, assim como a Avenida Norte, próxima à Praça do Dominó, em Nova Descoberta. Além disso, a interdição da Ponte 12 de Setembro, conhecida como Ponte Giratória, desde outubro de 2023, agrava a situação no Centro. Com apenas 14% das obras concluídas, a estrutura continua fora de operação, exigindo desvios que ampliam os congestionamentos.
3
15:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
mais notícias
+