Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CNH sem autoescola: sindicatos de formação de condutores realizam protesto no Recife; veja o vídeo

O objetivo é alertar a sociedade e as autoridades públicas sobre os impactos sociais e econômicos da proposta do governo federal.

Ricardo Lélis

23 de outubro de 2025 às 11:28   - Atualizado às 11:28

Protesto no Recife.

Protesto no Recife. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Sindicatos que representam as autoescolas de Pernambuco realizam na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, no Recife, um protesto contra a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de acabar com a obrigatoriedade dos cursos em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (assista o vídeo abaixo).

O ato é organizado pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco (SindCFC-PE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores, Diretores e Instrutores de Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado (Sintrainstru-PE).
 O objetivo, afirmam, é alertar a sociedade e as autoridades públicas sobre os impactos sociais e econômicos da proposta do governo federal.

Os manifestantes estão reunidos em frente à Fábrica Tacaruna, de onde os participantes seguirão em caminhada pela Avenida Agamenon Magalhães, passando pelo Viaduto Joana Bezerra e Polo Pina, retornando até o Bompreço Parque Amorim.

Segundo os organizadores, o trajeto vai seguir pela Rua da Soledade e Avenida Conde da Boa Vista, com encerramento previsto às 13h, nas imediações da Praça da República, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Veja o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Posição

O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) tem se destacado como principal voz contrária à proposta do governo federal que pretende acabar com a obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da CNH.

Veja Também

Em discurso na Câmara dos Deputados, ele classificou a medida como um verdadeiro “crime contra a segurança no trânsito” e vem mobilizando parlamentares para barrar a mudança.

“Estamos falando de um trabalho que salva vidas. Retirar a obrigatoriedade das autoescolas é desqualificar a formação dos motoristas e abrir espaço para um ensino precarizado”, afirmou o deputado. Ele destacou que a formação atual, com aulas presenciais e veículos com duplo comando, é fundamental para preparar motoristas conscientes e capacitados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:19, 24 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Seleção para professor.
Atualizações

Seleção para professor no Recife, com 60 vagas e salário de R$ 6,9 mil, tem reabertura de inscrição adiada; veja motivo

Para concorrer às oportunidades, os candidatos deverão possuir formação superior em licenciatura na área correspondente à disciplina pretendida.

Metrô do Recife.
Eleições

Metrô do Recife terá passagem gratuita neste domingo (25), dia do segundo turno

De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.

Parque das Esculturas Francisco Brennand.
Funcionamento

Parque de Esculturas Francisco Brennand fecha no domingo (25) durante o segundo turno das eleições; veja quando reabre

Inaugurado em 2000, o espaço integra o projeto Eu Vi o Mundo Ele Começava no Recife, que também inclui a rosa dos ventos de Cícero Dias, no Marco Zero.

mais notícias

+

Newsletter