Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CHUVAS NO RECIFE: semáforos inoperantes e falta de energia agravam situação na capital pernambucana

Com o aumento no volume de chuvas, Recife entrou em estágio de atenção às 5h30, devido aos alagamentos e impactos no tráfego.

Fernanda Diniz

13 de janeiro de 2025 às 11:52   - Atualizado às 12:53

Chuvas no Recife.

Chuvas no Recife. Foto: Reprodução/Tv Guararapes

Recife enfrentou uma manhã de fortes chuvas nesta segunda-feira, 13 de janeiro, com acumulados que superaram a média esperada para o mês. Entre 20h do domingo, 12 de janeiro, e 8h da segunda-feira, 13 de janeiro, a capital pernambucana registrou até 118,5 mm de chuva, o que representa 132% do volume esperado para todo o mês de janeiro. Este volume foi registrado principalmente na Zona Oeste, na estação do Torreão, e na Zona Norte, na Campina do Barreto.

Com o aumento no volume de chuvas, Recife entrou em estágio de atenção às 5h30, devido aos alagamentos e impactos no tráfego. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) precisou intervir para organizar o tráfego em vários pontos da cidade, especialmente no cruzamento entre a Avenida Cruz Cabugá e a Rua Doutor João Vieira de Menezes, em Santo Amaro, onde semáforos ficaram inoperantes, causando ainda mais confusão no trânsito.

Além disso, a cidade enfrentou quedas de energia elétrica em bairros como Boa Viagem, Campo Grande e Parnamirim. A Neoenergia Pernambuco informou que o aumento de chamados foi ocasionado por interferências de vegetação urbana na rede elétrica. Desde a madrugada, equipes foram deslocadas para restabelecer o fornecimento nas áreas afetadas.

A situação também foi agravada pela queda de uma árvore de grande porte no bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte, que dificultou o deslocamento dos moradores e causou mais transtornos.

A Apac emitiu um alerta laranja para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e as Zonas da Mata Norte e Sul, válido até 23h59 desta segunda-feira. Autoridades pedem à população que evite áreas de risco e siga as orientações da Defesa Civil. Para emergências, o número 199 está disponível.

Veja Também

Pontos alagados 

Na capital, diversos pontos já apresentam alagamentos. Nas primeiras horas da manhã, a Prefeitura do Recife emitiu um alerta à população, e que pontos estão sendo monitorados pelas autoridades. Com o histórico de alagamentos em dias de chuva, muitos pernambucanos enfrentam dificuldades logo no início do dia, com ruas alagadas e acúmulo de água, gerando transtornos para quem precisa se deslocar pela cidade.

Confira abaixo pontos que estão alagados segundo a CTTU: 

  • Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, ao lado da casa da indústria/SENAI
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, próximo a DIVEPE e próximo a Nissan
  • Avenida Abdias de Carvalho, sentido Centro, no cruzamento com a Rua Delmiro Gouveia

Vale lembrar que a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife pode atualizar a relação a qualquer momento e adicionar mais pontos que esteja alagado. 

A população é orientada a seguir as recomendações da Defesa Civil para minimizar possíveis riscos.

Onde mais choveu nas últimas 72 horas 

  • Garanhuns: 211,54 mm (+370%)
  • Sertânia: 186,05 mm (+226%)
  • Bodocó: 169,76 mm (+62%)
  • Lati: 157,43 mm (+242%)
  • Lagoa do Ouro: 146,29 mm (+232%)
  • Angelim: 134,10 mm (+244%)
  • Terezinha: 131,04 mm (+198%)
  • Paranatama: 128,25 mm (+157%)
  • Solidão: 121,06 mm (+71%)
  • Iguaracy: 120,70 mm (+80%)
  • Recife: 118,70 mm (+14%)
  • Tabira: 110,43 mm (+67%)
  • Jucati: 110,03 mm (+134%)
  • Floresta: 100,13 mm (+3%)

Governadora monitora as chuvas 

Na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou por meio das suas redes sociais que está atenta ao impacto das chuvas que vêm afetando a capital e diversas cidades do estado. Em uma publicação, a gestora afirmou que o governo está monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança da população pernambucana.

"Estamos atentas às chuvas no estado e trabalhando para garantir a segurança de todos. Nesse momento, é muito importante seguir as orientações da Defesa Civil e evitar áreas de risco. Em caso de emergência, liguem para o 199. Nossa prioridade é proteger vidas. Vamos juntos!", escreveu a governadora. 

A alerta para as chuvas foi emitido após um acumulado significativo de precipitações em várias regiões de Pernambuco, incluindo o Grande Recife, a Zona da Mata e o Sertão, onde diversas cidades enfrentaram alagamentos e transtornos. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso de atenção para a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte e Sul, destacando a previsão de continuidade das chuvas e alertando sobre possíveis impactos.

As autoridades reforçam a importância de evitar áreas de risco e de seguir as orientações da Defesa Civil. Para emergências, a população pode acionar o número 199.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:54, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter