Chuvas no Recife. Foto: Reprodução/Tv Guararapes
As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR) desde o final de semana continuam causando transtornos na manhã desta terça-feira, 28 de janeiro.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o fenômeno é provocado por um distúrbio ondulatório de leste, um sistema meteorológico que se forma no oceano e avança em direção aos estados de Pernambuco e Paraíba, provocando pancadas de chuva intensas, frequentemente acompanhadas por trovoadas.
Com o acumulado de chuvas, o Recife enfrenta diversos pontos de alagamento que afetam a mobilidade urbana.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que o tráfego está comprometido em áreas críticas como a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, onde há alagamentos em diferentes trechos, incluindo nas proximidades da Universo e do Tambaí Veículos.
Situações semelhantes também ocorrem na Avenida Abdias de Carvalho, na altura da Chesf, e na entrada do bairro do Ibura, pela Avenida Recife. Motoristas estão sendo orientados a buscar rotas alternativas para evitar maiores transtornos e riscos.
Além dos congestionamentos, a Defesa Civil de Pernambuco permanece em alerta para possíveis emergências, como deslizamentos de barreiras e alagamentos severos. As equipes estão disponíveis para atender a população pelo telefone 199 ou pelo número (81) 3181-2490. A orientação é que moradores de áreas de risco redobrem os cuidados e busquem abrigo em locais seguros caso percebam sinais de instabilidade no terreno ou aumento do nível da água.
2
00:45, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+