Pernambuco, 01 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vice-prefeito de Paulista acusa gestão de vazar documento oficial a blogueiro antes de notificação

Felipe Andrade questiona articulação política e acesso indevido a dados internos após ser multado por ação em canal no Engenho Maranguape.

Ricardo Lélis

10 de abril de 2026 às 21:04   - Atualizado às 21:50

Vice-prefeito Felipe Andrade acusa Prefeitura de Paulista de vazar documento oficial.

Vice-prefeito Felipe Andrade acusa Prefeitura de Paulista de vazar documento oficial. (Fotos: Portal de Prefeitura Reprodução/ Redes Sociais)

O vice-prefeito da cidade, Felipe Andrade, utilizou suas redes sociais, nesta sexta-feira, 10 de abril para denunciar o que considera uma "articulação política" entre setores da prefeitura e canais de comunicação locais.

A controvérsia começou após Andrade ser alvo de uma multa emitida pela Secretaria de Meio Ambiente de Paulista, sob a acusação de realizar obras irregulares em um curso hídrico.

O vice-prefeito afirmou que o fato que gerou a indignação, no entanto, foi a divulgação do documento oficial pelo Blog do Marcelo Cândido antes mesmo de a notificação ter sido entregue ou assinada pelo destinatário.

Suspeita de acesso indevido e vazamento de dados

De acordo com Felipe Andrade, o vazamento do auto de infração, que contém dados pessoais e informações administrativas ainda não formalizadas, eidencia um possível acesso privilegiado de terceiros a documentos internos da Secretaria de Meio Ambiente.

O vice-prefeito levantou a suspeita de que houve uma combinação prévia entre membros da gestão municipal e o blogueiro para expor a penalidade com fins políticos.

Veja Também

O político afirmou que o blog de Marcelo Cândido publicou imagens detalhadas da notificação no Instagram no exato momento em que o documento deveria estar em trâmite interno.

Motivo da multa

A penalidade aplicada pela prefeitura refere-se a uma intervenção realizada no Engenho Maranguape. Em sua defesa, Felipe Andrade esclareceu que a ação teve caráter paliativo e foi motivada pelo que classifica como "descaso" da atual gestão com a infraestrutura local.

“Desde 2025 venho solicitando à Prefeitura a limpeza do canal que corta a comunidade Fluminense. A população sofre há anos e nunca houve retorno. Fui chamado pelos moradores e, junto com eles, realizamos uma ação para amenizar o problema, sem intervenções diretas no canal e sempre reforçando que a responsabilidade é do poder público municipal”, afirmou o vice-prefeito.

Especialistas em administração pública apontam que o vazamento de notificações antes do ato administrativo ser concluído pode configurar falta de zelo com dados funcionais e ferir princípios de impessoalidade e moralidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:47, 01 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Filho empurrando pai morto na cadeira de rodas.
Crime

Filho leva corpo do pai em cadeira de rodas por 5 km e abandona em terreno em Paulista

A polícia ouviu depoimentos de familiares, que relataram que Rodrigo Gomes já teria praticado maus-tratos contra o pai anteriormente.

Caminhada de Ogum nos dias 23 e 26 de abril, em Paulista.
Matriz Africana

Caminhada de Ogum ocupa as ruas com fé, cultura e enfrentamento ao racismo religioso

É também um momento de conscientização, porque muita gente ainda não conhece, ainda tem preconceito.

Carreta após tombar em curva na BR-101, em Paulista.
Sinistro

Carreta carregada com minério tomba em curva na BR-101 em Paulista e deixa pista oleosa; veja vídeo

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista sofreu um corte no braço e foi atendido pelo SAMU e seguiu para a UPA de Igarassu.

mais notícias

+

Newsletter