25 de agosto de 2024 às 22:27 - Atualizado às 23:13
VINICÍUS CASTELO (PT), é multado pelo TRE por omitir da campanha o vice que já foi BOLSONARISTA Foto: Divulgação
O candidato a prefeito de Olinda, Vinícius Castello (PT), foi multado, na tarde deste domingo, 25 de agosto, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A sanção tem valor referente a R$ 6 mil e foi aplicada devido ao descumprimento da condenação emitida pela corte, que intimou Vinícius a retirar toda e qualquer propaganda onde o nome do candidato a vice Celso Muniz (PCdoB), não apareça em proporção mínima de 30%, conforme estabelece a Lei n⁰ 9504/97.
Está é a segunda confirmação de descumprimento da Legislação Eleitoral pelo candidato em um período de três dias. Na última quinta-feira (22/08), o petista recebeu condenação da Justiça para retirar as propagandas irregulares, fato que ainda não foi realizado nas redes sociais.
"Alega-se, em suma, que, nos termos da liminar concedida, o candidato representado deveria se abster imediatamente de utilizar o material de campanha que contenha o nome do candidato a vice-prefeito em proporção inferior ao limite legal de 30%, inclusive aquelas realizadas pelas redes sociais. Contudo, apesar de intimados, vários conteúdos irregulares ainda estão presentes nas redes sociais", observou o magistrado (veja documento abaixo).
O TRE decidiu, ainda, pela retirada imediata das publicações, além da comprovação de que os conteúdos foram devidamente removidos das redes sociais do candidato.
Vinícius vem recebendo questionamentos por ter escolhido um vice para chapa que já esteve do lado bolsonarista. A aliança entre eles foi selada pelo deputado federal Renildo Calheiros, ex-prefeito de Olinda e articulador da campanha.
Vinicius Castello inaugurou seu comitê, no último sábado (24), na avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, na presença de aproximadamente 800 pessoas, menos a do vice, ao menos não estava em nenhuma imagem ou vídeo divulgada nas redes sociais do petista. O evento mobilizou autoridades, militantes e demais apoiadores dos candidatos da Frente Popular de Olinda (PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL e Rede).
Na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, fomos notificados, através da representação judicial, sobre a desproporção entre o nome do candidato à vice, Celso Muniz Filho, em face ao nome do candidato à prefeitura Vinicius Castello, da coligação Frente Popular de Olinda, composta pelo PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL e Rede.
Ao contrário da alegação de que há uma tentativa de esconder o candidato à vice por escolhas e apoios em outros pleitos eleitorais, estamos seguros de que esta chapa representa o ideal de união e reconstrução de quem quer mudar Olinda. Reconhecemos o equívoco em parte do material já produzido e informamos que a retificação já está em curso.
1
2
17:42, 24 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
O festejo é considerado um dos principais evento do Carnaval pernambucano.
De acordo com sindicato da o repasse é feito anualmente pelo Governo Federal e, segundo os trabalhadores, já teria sido enviado à prefeitura desde o dia 6 de dezembro do ano passado.
De acordo com a Promotora de Justiça Maísa Oliveira, a ausência de serviços na estrutura foi identificada em 18 de julho de 2024, durante inspeção requisitada pelo MPPE.
mais notícias
+