Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura exige de empresa responsável por coleta de lixo o uso de câmeras e GPS nos caminhões

Em meio a protestos e reclamações constantes, a gestão de prefeita Mirella Almeida adotou duras medidas oferecendo prazo máximo de 30 dias para aplicação.

06 de janeiro de 2026 às 17:01   - Atualizado às 17:11

Caminha de lixo da cidade de Olinda

Caminha de lixo da cidade de Olinda Foto: Divulgação

A cidade de Olinda tem sofrido nos últimos tempos constantes reclamações e cobranças da população principalmente na questão da coleta de lixo que tem apresentado falhas na remoção diária dos resíduos em grande parte dos bairros. Na manhã desta terça-feira, 6 de janeiro, um grupo se reuniu na frente da prefeitura para em forma de protesto contra a gestão de prefeita Mirella Almeida (PSD). A participação não teve grande adesão e contou com um mini trio eletríco, além de faixas e cartazes.

Ao site Portal de Prefeitura a gestão municipal encaminhou uma nota informando um conjunto de medidas a serem tomadas junto a empresa responsável pela coleta de resíduos afim de aprimorar o serviço, com foco em mais controle, rastreabilidade e transparência para a população. Somando às notificações já feitas desde 2025.

Entre as determinações encaminhadas no novo documento estão: reestruturação operacional da coleta, com avaliação de necessidade de ampliação de frota conforme o planejamento do serviço, implantação de câmeras nos caminhões e uso obrigatório de sistema de GPS nos veículos. As medidas fazem parte das ações de gestão para elevar o padrão de fiscalização e garantir maior previsibilidade da coleta em todas as regiões da cidade.

A Prefeitura esclarece que o objetivo é corrigir falhas, mantendo o foco no que importa: rua limpa e serviço regular. Por isso, foi estabelecido prazo de 30 dias para implementação completa das medidas operacionais e tecnológicas, com acompanhamento técnico e fiscalizações reforçadas.

A gestão municipal informa ainda que está intensificando a fiscalização motorizada nas dez Regiões Político-Administrativas (RPAs), ampliando o monitoramento em campo e a verificação do cumprimento das rotas e horários previstos.

Veja Também

Paralelamente, para reduzir impactos imediatos e atender as áreas mais afetadas, a Prefeitura iniciou uma operação complementar de reforço, direcionando esforços adicionais para recompor a normalidade do serviço.

A Prefeitura reforça que o compromisso é com a população e que seguirá atuando com gestão, fiscalização e melhoria contínua, assegurando que o serviço seja executado com eficiência e com evidências verificáveis.

Como colaborar: denúncias, reclamações ou solicitações podem ser registradas na Ouvidoria — 0800 0020202. Ao informar, se possível, envie bairro, rua, ponto de referência e horário para agilizar o atendimento.

Vereadores se manifestam

Diante das cobranças legítimas da população sobre os problemas enfrentados pela cidade, especialmente na área de limpeza urbana, a Câmara Municipal de Olinda, através da bancada independente, entende que é importante esclarecer seu papel e reafirmar sua atuação ao longo de todo o ano de 2025.

Durante esse período, a Câmara não se omitiu. Pelo contrário: exerceu de forma responsável e contínua sua função fiscalizadora, apresentando pedidos de informação, promovendo audiências públicas e cobrando explicações formais sobre a execução dos serviços públicos. Essas ações fazem parte do dever constitucional do Legislativo e foram adotadas sempre com foco no interesse da cidade.

No que diz respeito à limpeza urbana e à organização dos serviços, a Câmara avançou além do discurso. Houve convocação do secretário de Gestão Urbana, debates públicos, questionamentos técnicos e cobranças diretas para que fossem apresentados dados, cronogramas e medidas concretas. Tudo isso de forma institucional, transparente e respeitosa, como exige a boa prática democrática.

É importante deixar claro: a Câmara não executa serviços, não contrata empresas e não administra a cidade. Sua missão é fiscalizar, propor, cobrar e dar voz à população. E isso foi feito ao longo de 2025, com responsabilidade, independência e compromisso com Olinda.

Ao mesmo tempo, a Câmara reafirma sua disposição permanente para o diálogo. Está aberta a colaborar, ouvir a população, cobrar respostas e construir soluções junto ao Executivo, sempre com equilíbrio, firmeza e respeito institucional.

A cidade precisa de soluções, não de disputas vazias. E a Câmara Municipal seguirá cumprindo seu papel: fiscalizando quando for necessário, dialogando quando possível e se colocando à disposição da população de Olinda para defender o interesse público acima de qualquer conveniência.

Biai (AVANTE)
Denise Almeida (PSD)
Eugênia Lima (PT)
Iran Barbosa (DC)
Jadilson Bombeiro (PL)
Labanca (PV)
Márcio Barbosa (AVANTE)
Milcon Rangel (MDB)
Mizael Prestanista (PSD)
Professor Marcelo (PSD)
Ricardo Sousa (AVANTE)
Saulo Holanda (MDB)
Sardinha (AGIR)
Sarmento (PL)
Simplicio (PV)

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:09, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

Vereadores de Olinda.
Entendimento

Câmara aprova projeto que garante pagamento dos cachês do carnaval entre 30 e 60 dias após a festa

O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município

Priscila Senna e Alceu Valença vão se apresentar no Carnaval de Olinda.
Shows

Olinda: abertura do Carnaval tem Priscila Senna e Alceu Valença nesta quinta (12), na Praça do Carmo

O evento reforça sua vocação para acolher todos os públicos, reunindo tradição, diversidade musical e grandes encontros

mais notícias

+

Newsletter