11 de janeiro de 2025 às 20:09 - Atualizado às 22:34
Prefeitura de OLINDA emite nota sobre acúmulo de LIXO e limitada coleta nos primeiros dias de 2025 Imagens: Divulgação/ Arte - Portal de Prefeitura.
A Prefeitura de Olinda emitiu um posicionamento oficial à imprensa e através de suas redes socais, neste sábado, 11 de janeiro, sobre o acúmulo de lixo e entulhos, em grande parte da cidade referente a limitada limpeza urbana nos primeiros dias deste ano de 2025.
Por meio de uma extensa no de esclarecimento, a gestão da prefeita Mirella Almeida (PSD), atribui os problemas da limpeza urbana a pendências no licenciamento por parte da empresa contratada para prestar o serviço.
Cumprindo o compromisso de manter a transparência junto à população, a Prefeitura de Olinda esclarece que os desafios enfrentados na coleta de lixo domiciliar e entulhos, nos primeiros dias deste ano, foram causados por pendências no licenciamento por parte da empresa contratada, a I9 Paulista Gestão de Resíduos SA. Mas nosso esforço é para garantir os serviços essenciais e manter a cidade limpa, mesmo diante de adversidades.
O Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) contratado, localizado no município de Paulista e gerido pela empresa I9, está temporariamente impossibilitado de receber os resíduos, pois passa por um processo de readequação exigido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A CPRH é o órgão responsável por fiscalizar e monitorar o cumprimento das normas ambientais em Pernambuco.
Enquanto isso, todo o lixo coletado em Olinda está sendo transportado para um centro de tratamento alternativo em Goiana, localizado a aproximadamente 57 km de distância. Essa logística ampliada tem causado atrasos na circulação dos veículos de coleta, mas os serviços principais seguem sendo garantidos.
A empresa I9 informou que, até o fim de janeiro, o CTR de Paulista estará apto a retomar as operações, permitindo uma logística mais eficiente. Até lá, a Prefeitura de Olinda segue empenhada em minimizar os impactos, reafirmando seu compromisso com uma cidade mais organizada e limpa.
Agradecemos pela compreensão da população e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
1
2
4
09:55, 20 Jan
26
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com a Promotora de Justiça Maísa Oliveira, a ausência de serviços na estrutura foi identificada em 18 de julho de 2024, durante inspeção requisitada pelo MPPE.
A gestora municipal coloca como objetivo que a maior festa de rua do mundo aconteça de forma descentralizada, com polos espalhados pela cidade.
O cadastro permitirá a comercialização de alimentos, bebidas, adereços e artesanato nas vias do Sítio Histórico de Olinda durante as prévias do Carnaval.
mais notícias
+