Pernambuco, 16 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeita Mirella Almeida destaca atuação da Patrulha Maria da Penha em Olinda

O serviço funciona 24 horas por dia, com uma equipe de 16 guardas municipais especialmente capacitados e uma viatura exclusiva.

Ricardo Lélis

29 de agosto de 2025 às 20:16   - Atualizado às 20:16

Prefeita Mirella visita Guarda Municipal de Olinda.

Prefeita Mirella visita Guarda Municipal de Olinda. Foto: Arquimedes Santos

A prefeita de Olinda Mirella Almeida visitou, nesta sexta-feira, 29 de agosto, a sede da Guarda Municipal, localizada no bairro do Varadouro, para acompanhar o trabalho da Patrulha Maria da Penha, iniciativa que garante proteção, acompanhamento e segurança às mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas.

Durante a visita, a gestora destacou o empenho do município em assegurar políticas públicas efetivas no combate à violência de gênero.

“A Patrulha Maria da Penha é mais que um serviço: é um compromisso de Olinda com a vida das mulheres, com o respeito e a dignidade que elas merecem todos os dias”, afirmou.

A agenda contou também com a presença da secretária especial da Mulher de Olinda, Juliana Magalhães; assim como do secretário de Segurança Cidadã. Pereira Neto.

O serviço funciona 24 horas por dia, com uma equipe de 16 guardas municipais especialmente capacitados e uma viatura exclusiva.

Veja Também

A atuação é preventiva e imediata, impedindo que vítimas tenham contato com seus agressores e garantindo que as medidas protetivas sejam cumpridas.

Em casos de violência doméstica ou familiar, as denúncias podem ser feitas pelos números 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Municipal).

Porte de arma

Desde o dia 28 de julho, os guardas municipais de Olinda estão oficialmente autorizados a portar arma de fogo em serviço ou fora dele.

A Guarda Municipal passa a integrar o seleto grupo de corporações do estado de Pernambuco cujos agentes já estão habilitados, pela Polícia Federal, a atuar armados, um marco importante para a segurança pública da cidade.

Nesta primeira etapa, oito guardas municipais receberam o porte de arma de fogo. Outros 72 integrantes da corporação já estão em processo de qualificação para também obter a autorização.

A liberação é resultado de um processo rigoroso de capacitação, avaliação e fiscalização. Os agentes passaram por um curso de armamento e tiro com carga horária de 100 horas-aula, avaliação supervisionada por integrantes da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos (Deleaq/Drex/SR/PF/PE).

Durante o treinamento, foram realizados 280 disparos com arma de fogo, sendo 236 em fase de instrução e 44 em avaliação prática em alvo multicolorido a sete metros de distância.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:04, 16 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida, e vereadores
Conquista

Olinda: após prefeita garantir apoio de 15 dos 17 vereadores, Câmara libera mais de R$ 13 milhões

As propostas tratam de alterações na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e garantem em uma série de investimentos estratégicos na cidade

Limpeza Canal do Fragoso em Olinda
Ação

Governo de Pernambuco inicia ação de limpeza da vegetação no Canal do Fragoso

Em parceria com a Prefeitura Municipal, esses serviços são realizados anualmente, em abril, mês que antecede o período chuvoso

Projeto Identidade Cidadã.
Documento

Prefeitura de Olinda oferece emissão gratuita de identidade neste sábado (18); veja como ter acesso

A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Cidadã e faz parte de uma estratégia de descentralização dos serviços públicos no município.

mais notícias

+

Newsletter